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12 BENEFÍCIOS DO PILATES

O Pilates entrou na moda há alguns anos, se tornando método atualmente praticado por milhares de pessoas. Porém, muitos desconhecem seus pontos positivos e todas as melhorias que sua prática pode oferecer à saúde do corpo e da mente.


Por isso, listamos 12 benefícios que você precisa saber, para começar a praticar o Pilates agora!




1- TONIFICA OS MÚSCULOS


Apesar de ser de baixo impacto o pilates trabalha a força, e com persistência, pode ajudar no emagracimento e no ganho de massa magra, tonificando e definindo os músculos.



2- ALIVIA AS TENSÕES DO DIA A DIA E O ESTRESSE


Praticar Pilates ajuda a manter a calma, o foco e a concentração, além de trabalhar a respiração, que tem um papel preponderante na execução dos exercícios, trazendo o alivio das tensões e aumentando a sensação de relaxamento e bem-estar.



3- ALINHA A COLUNA MELHORANDO A POSTURA


Muitas pessoas procuram o Pilates para corrigir a má postura. Para fazer os exercícios de forma adequada, é preciso manter a coluna alinhada. Esse alinhamento postural faz parte da prática e é também, um dos principais objetivos. A prática do Pilates promove a força, a flexibilidade e a resistência, alinhando a coluna vertebral, fortalecendo os músculos e articulações.



4- AUMENTA A CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA


Uma excelente opção para os sedentários, o Pilates ajuda a melhorar o condicionamento físico e a resistência, por meio da regulação da frequência cardíaca e respiratória, melhorando a circulação sanguínea. Desta forma, a prática aumenta a vitalidade e a disposição.



5- MELHORA O ALONGAMENTO E A MOBILIDADE ARTICULAR


Se você tem dificuldades para encostar os dedos das mãos nos pés, ou de sentar-se de pernas cruzadas, na posição conhecida como “pernas de índio”, talvez precise melhorar sua flexibilidade. Durante a prática dos exercícios, conforme o alongamento dos músculos e de outras estruturas do corpo, os movimentos ganham mais amplitude. O Pilates também ajuda a fortalecer o core, musculatura que sustenta o corpo todo, dando mais estabilidade para a coluna vertebral realizar os movimentos e, por consequência, torna os músculos mais flexíveis e elásticos.



6- MELHORA O EQUILIBRIO E A COORDENAÇÃO MOTORA


Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), a melhora do equilíbrio é mais um dos benefícios do Pilates. Para realizar os exercícios, vários grupos musculares precisam ser coordenados ao mesmo tempo, trabalhando o equilíbrio do corpo e o autocontrole. Por exemplo, algumas posturas exigem o apoio em um pé só ou o apoio em uma superfície instável, como numa bola.



7- MELHORA A QUALIDADE DO SONO


Se você tem dificuldades para dormir ou possui alguma disfunção do sono, o Pilates pode te ajudar muito. Os exercícios propostos no método liberam endorfina, proporcionando uma sensação de tranquilidade e bem-estar. Além disso, por trabalhar com a respiração, o Pilates mobiliza o sistema nervoso fazendo com que o corpo relaxe, reduzindo problemas como a ansiedade e o estresse, grandes causadores da insônia.



8- PROMOVE O BEM-ESTAR E O EQUILIBRIO ENTRE CORPO E MENTE


Dificilmente você vai encontrar alguém que não chega estressado do trabalho, ou que precisa de descanso no final de um longo dia. Isso pode ser muito ruim para o corpo, pois o estresse pode desencadear outras doenças como: depressão, gastrite e dores de cabeça.

O Pilates pode ajudar nos problemas emocionais proporcionando uma agradável sensação de bem-estar. O método auxilia a harmonia entre o corpo e o equilíbrio da mente, fazendo com que a mente se acalme durante o período de aula. Pelo fato de exigir concentração e o controle na hora da execução, pessoas com problemas de ansiedade aprendem a se focar no momento presente.

Além isso, a prática também libera endorfina, dopamina e serotonina, hormônios responsáveis pelo relaxamento e prazer, contribuindo para um melhor controle emocional dos praticantes.



9- PREVINE E REABILITA LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS

E DOENÇAS ARTICULARES


O Pilates pode ser aplicado tanto à pessoas em recuperação de alguma lesão no corpo, como também ajuda a evitar lesões, sejam elas musculares, articulares ou a diminuição de movimentos por dor ou por alguma doença.

O método busca promover o alongamento e relaxamento dos músculos encurtados ou tensionados demasiadamente, e o fortalecimento ou aumento do tônus muscular daqueles que estão estirados ou enfraquecidos. Portanto, diminuem-se os desequilíbrios musculares que ocorrem entre músculos agonistas e antagonistas, responsáveis por certos desvios posturais e problemas ortopédicos e reumatológicos. Além disso, é uma atividade que não impõe desgaste articular, cujo número de repetições de cada exercício é reduzido, promovendo a prevenção e/ou tratamento de certas patologias, especialmente as ocupacionais.

É muito importante que cada movimento seja estimulado e assistido com bastante cautela por um profissional habilitado, de preferência um fisioterapeuta, para assim, evitar danos maiores e garantir a aplicação dos exercícios de maneira correta.



10- ALIVIA DORES CRÔNICAS EM GERAL


O Pilates pode ser um ótimo aliado contra as dores crônicas. Segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), 37% dos brasileiros sofrem de alguma dor crônica, sendo as dores do sistema musculoesquelético, as mais comuns.

Um dos benefícios do Pilates é reduzir a intensidade da dor, melhorar a mobilidade e devolver a independência, quando a dor leva à incapacidade temporária. A respiração profunda, utilizada na técnica, aumenta a circulação sanguínea, ajudando o corpo a relaxar. Isso diminui as tensões musculares desnecessárias, aliviando a dor e o desconforto.



11- DESENVOLVE A CONSCIÊNCIA CORPORAL


O Pilates também pode ser considerado um exercício de autoconhecimento físico, onde você aprende a controlar o próprio corpo, entender os seus limites e até onde você pode chegar.



12- É INDICADO PARA TODAS AS IDADES


Por ser uma atividade de baixo impacto nas articulações, o Pilates pode ser praticado por um variado grupo de pessoas, pois possui um grande repertório de exercícios que podem ser adaptados ou modificados para todos os tipos de condicionamento físico, necessidades e objetivos. É indicado para todos os públicos: crianças, terceira idade, gestantes, atletas, atores, músicos, bailarinos, pessoas com doenças articulares, pessoas com problemas na coluna, pessoas com osteoporose, inclusive para pós-cirúrgicos de joelho, coluna e quadril.



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