16 PROFISSÕES PARA QUEM AMA DESENHAR

Já pensou em unir o útil ao agradável e poder fazer do seu hobby uma profissão? Pois, então, listamos as melhores opções de carreira para você que ama a arte do desenho!

1 - ANIMADOR DIGITAL

O trabalho do animador 2D ou 3D é elaborar e desenvolver animações mediante os requisitos e demandas do projeto. Com a evolução digital, constantemente verificamos sua atuação em vídeos, séries, filmes, desenhos animados, GIFs, curtas, vinhetas e comerciais.

2 - ARQUITETO

É uma das principais profissões envolvidas na arte de construir. Com o desenho, o arquiteto representa os seus projetos arquitetônicos.

3 - ARTISTA PLÁSTICO

Através de sua sensibilidade, ele cria desenhos, pinturas, colagens e esculturas. Pode produzir não apenas sua própria arte, mas, também ser responsável pela criação de uma galeria de arte, fazer curadoria de exposições, prestar assessorias e consultorias, restaurar obras de arte, atuar em projetos multimídia, entre outros.

4 - CARTUNISTA

É o desenhista especializado em cartum, tipo de humor gráfico que retrata de forma crítica, aspectos que envolvem o dia a dia de uma sociedade. É um trabalho muitas vezes voltado para o entretenimento, comentário político, ou publicidade. Abrange diversos formatos, como: animação, revista em quadrinhos, tira de jornal, charge, cartoon e caricatura.

5 - DESENHISTA INDUSTRIAL

É responsável pela elaboração de desenhos e croquis que possibilitam o desenvolvimento de produtos. Esses desenhos técnicos definem aspectos construtivos e de estética.

6 - DESIGNER DE INTERIORES

Sua função é planejar e projetar os mais diferentes espaços internos residenciais, comerciais e institucionais, distribuindo os elementos e pensando na estética, conforto, saúde e segurança dos usuários, além da funcionalidade do local.

7 - DESIGNER DE JOGOS

É o profissional que cria jogos eletrônicos para computadores, tablets, smartphones e videogames. Atua em todas as etapas da produção, desde a ideia inicial, o desenvolvimento visual, a definição de regras, os testes finais de validação, até a divulgação do produto.

8 - DESIGNER DE MODA

O designer de moda é o profissional responsável por criar e desenhar projetos e produtos para o mercado da moda.

9 - DESIGNER GRÁFICO

Possui habilidade para desenvolver projetos gráficos de comunicação visual, como: panfletos, cartões de visita, elaboração de web sites, materiais promocionais, pôsteres e logotipos. Também pode atuar no design de embalagens e produtos, vestuário, móveis, calçados, automóveis, etc.

10 - DIRETOR DE ARTE

É responsável por criar o conceito visual de um filme e orientar sua equipe para a execução desse projeto. É como se ajudasse a dar tridimensionalidade ao roteiro, tirando as ideias do papel e transformando-as em cenários, objetos, figurinos, etc.

11 - ENGENHEIRO CARTOGRÁFICO

Sua função é interpretar dados de aspectos geográficos para elaborar mapas cartográficos e cartas topográficas.

12 - FIGURINISTA

É responsável por planejar e criar o figurino de personagens ou de profissionais em diversas produções artísticas: teatro, televisão, cinema, musicais, entre outras.

13 - ILUSTRADOR

É um profissional criativo, responsável por imaginar e trazer à vida representações, estampas, gravuras, imagens, ideias e conceitos, utilizando suas habilidades de criação e design para transpô-las para o papel ou computador.

14 - PAISAGISTA

Através de desenhos, elabora e executa projetos paisagísticos em locais abertos, desenvolve espaços funcionais utilizando plantas ornamentais e outros elementos decorativos.

15 - RESTAURADOR DE ARTE

O restaurador é o profissional responsável por preencher as partes que se perderam em uma obra de arte ou documento. Para isso, é necessário saber redesenhar obras antigas com precisão e fidelidade.

16 - TATUADOR

É um profissional com incrível habilidade artística para o desenho. Primeiramente representa a arte escolhida no papel, para depois reproduzi-la na pele do cliente.

Já escolheu qual profissão você vai seguir? Estamos com inscrições abertas para as aulas de Desenho. Vem!