5 DICAS PARA ESTUDAR GRAMÁTICA

A língua portuguesa é bastante complexa, repleta de nuances e especificidades. Apesar de ser o nosso idioma materno, seu aprendizado não é tão simples como parece e conhecer as suas regras e como aplicá-las corretamente, faz toda a diferença, independentemente da área de conhecimento que você estude ou atue.

A seguir, listamos 5 dicas incríveis para você dominar o português.

Confira!

1. ESTUDE POR TÓPICOS

Se o seu objetivo é entender melhor as bases da nossa gramática, é importante dividir o conteúdo e criar um roteiro de estudos bem estruturado. Desse modo é possível entender a formação da língua portuguesa de forma lógica e organizada.

Você pode dividir os assuntos da seguinte forma:

Classes gramaticais

Nesse primeiro tópico, você vai conhecer as diferentes categorias nas quais as palavras são classificadas, entre elas: substantivo, adjetivo, pronome, artigo ou verbo.

Verbos

Os verbos merecem uma atenção especial por suas especificidades, como: tempo, modo, conjugação e as suas aplicações de acordo com o contexto.

Fonologia, estrutura e formação das palavras

Esses tópicos fazem parte do estudo da composição das palavras, entre eles: os seus sons, as suas pronuncias, as suas origens e significados.

Análise sintática

Depois de se aprofundar na estrutura das palavras e suas especificações, o próximo passo é estudar as relações entre as diferentes classes gramaticais e a suas funções nas frases (sujeitos, predicados, objetos e termos integrantes), além de se familiarizar com os diferentes tipos de oração.

Ortografia

Nos estudos ortográficos, você aprenderá como combinar as classes gramaticais corretamente para a construção de um texto. Esse é o momento de ficar atento às novas regras de acentuação, e pontuação e dúvidas sobre a grafia das palavras.

Concordância

Os erros de concordância são os mais comuns. As regras de concordância são responsáveis pela adaptação das classes gramaticais dentro de uma sentença, em relação ao gênero, número, e verbo utilizado. Esse tópico é essencial para que o texto faça sentido e esteja de acordo com as normas da língua portuguesa.

Regência

A regência estabelece uma relação entre um termo principal, que pode ser um verbo ou um nome, e um segundo termo, que serve como complemento. Assim como a concordância, é um tópico que exige bastante atenção, principalmente na construção e interpretação de textos.

Figuras de linguagem

Saber utilizar corretamente recursos linguísticos como: as metáforas e comparações, as onomatopeias, hipérboles ou repetições é uma forma de enriquecer seu texto, ampliando seu significado e enfatizando sua mensagem.

2. CONSULTE O DICIONÁRIO

Um item absolutamente indispensável para o seu estudo de gramática é: o bom e velho dicionário!

Além de ser uma ferramenta essencial para consultar o significado das palavras desconhecidas, o dicionário também apresenta sinônimos, orientações para separação de sílabas, abreviaturas, classes gramaticais, verificar a ortografia e os diferentes sentidos que um mesmo verbete pode ter. Consultá-lo com frequência, certamente vai enriquecer o seu vocabulário, contribuindo com as suas habilidades de escrita e de interpretação de texto.

Para facilitar a sua consulta, hoje em dia, é possível encontrar ótimos dicionários online, tais como: Michaelis, Aurélio, Caldas Aulete, Dicio e o Priberam. O dicionário “sinônimos.com.br” também é excelente para descobrir expressões com sentidos semelhantes.

3. ADQUIRA O HÁBITO DE LER

A prática da leitura faz toda a diferença não só na vida acadêmica, mas também na vida pessoal e profissional. O hábito de ler é um exercício enriquecedor que nos auxilia não só a ampliar o nosso conhecimento geral, agregar valores, mas também aumentar o vocabulário e desenvolver habilidades essenciais como a escrita e a interpretação de texto.

Além disso, a familiarização com a nossa língua nativa nos permite reconhecer e avaliar, de forma crítica, os diferentes estilos de texto e de discurso e, ainda, identificar erros ortográficos e possíveis incoerências, com mais facilidade e de forma mais assertiva.

4. PRATIQUE

Fazer exercícios práticos é uma ótima maneira de testar conhecimentos e fixar os conteúdos já estudados. Uma sugestão divertida e dinâmica é buscar sites e aplicativos educativos que ajudem a aprimorar e solucionar dúvidas sobre gramática através de testes e jogos.

5. COLOQUE NO PAPEL

Outra forma de exercitar a sua aprendizagem é: escrever! Seja uma lista de compras, metas para o próximo ano, pensamentos e ideias, insights sobre seu hobbie ou área de interesse, um diário, um depoimento, uma opinião ou posicionamento, uma história fictícia, etc. Para tornar a escrita natural e espontânea no seu dia a dia, é importante coloca-la em prática, independente da temática. As redes sociais, o bloco de notas do celular, um caderno ou um documento no Word, podem ser ótimas ferramentas para treino. Aproveite para ousar, utilizando vocábulos diferentes do seu habitual.