• Equipe CG

10 MOTIVOS PRA VOCÊ FAZER TEATRO

Você sabia que a prática do teatro pode mudar a sua vida?


Considerado a 5ª arte, o Teatro é uma das mais antigas manifestações artísticas. É uma forma de representação, na qual um ou mais atores interpretam uma história para o público, com o objetivo de despertar sensações e sentimentos.



Porém, o papel do ator vai muito além de tocar outras pessoas. Atuar também é um exercício profundo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.


A seguir, listamos 10 MOTIVOS para você iniciar um curso de TEATRO agora!




1 - DESENVOLVE A DISCIPLINA



A montagem de um espetáculo exige ensaios e muita preparação. É essencial que o ator se comprometa e se dedique em todas as etapas de produção da peça, para que tenha uma alta performance e bons resultados.


Esse processo que antecede a apresentação, permite que o ator desenvolva a capacidade de organização, disciplina e senso de responsabilidade.




2- MELHORA A CONCENTRAÇÃO



Manter-se concentrado é essencial para que o ator entre na personagem e atue com maestria. Por isso, é muito importante que o aluno de teatro trabalhe a concentração através de exercícios que o ajudarão não apenas no momento de compor a personagem, mas também na hora de decorar o texto e vivenciar a cena. O segredo do bom ator é manter a presença de palco e se entregar ao papel, sem se dispersar com pensamentos aleatórios ou assuntos fora do contexto da peça.




3 - IMPROVISO E RACIOCÍNIO RÁPIDO



No teatro o ator precisa desenvolver um raciocínio rápido, pois é comum ocorrerem situações inesperadas que precisam ser resolvidas da maneira mais rápida possível, para que não haja prejuízos à continuidade do espetáculo. Exercícios de improvisação são ótimos para estimular a criatividade e, consequentemente, desenvolver um raciocínio mais veloz. Assim, o ator fica mais preparado para as adversidades, além de manter a calma diante de possíveis imprevistos.




4 - PROMOVE A EMPATIA



Atuar implica em relacionar-se não só com o parceiro de cena, mas criar vínculos com a personagem interpretada. Aprender a trabalhar em equipe, ser empático e tolerante é fundamental para o entrosamento do elenco, no desenvolvimento de um espetáculo. Além disso, contribui para a compreensão profunda da personagem em relação aos sentimentos, crenças, traumas, etc.




5 - ESTIMULA A MEMÓRIA E A CRIATIVIDADE



Ter boa memória é uma habilidade imprescindível para o ator. Além de compreender a essência e decorar o texto da peça, é preciso ter em mente todas as ações a serem realizadas em cena. O ideal é praticar diariamente alguns exercícios que estimulem o raciocínio como, por exemplo, a leitura, palavras-cruzadas ou jogos de estratégia, que desenvolvam a capacidade de criar métodos próprios de memorização e estimulem a criatividade.




6 - SUPRIME A TIMIDEZ



Se a timidez vem dificultando sua comunicação, o teatro pode ser a solução! O teatro auxilia o desenvolvimento da autoconfiança, inibe o medo do julgamento e o preconceito que temos, muitas vezes, inconsciente. Praticar artes cênicas pode libertar as amarras que travam nosso desenvolvimento pessoal, trazendo mais confiança e uma comunicação mais efetiva com as outras pessoas.




7 - FORTALECE A AUTOESTIMA



Os jogos teatrais têm o poder de revelar nosso potencial humano e artístico. Estimulam as relações interpessoais e despertam a iniciativa. O teatro permite que o ator ultrapasse suas crenças limitantes, ampliando sua visão de mundo e se abrindo para novas possibilidades. Pode melhorar a relação com o próprio corpo, desenvolvendo o autoconhecimento. Através de exercícios de consciência e expressão corporal, o ator aprimora seus movimentos e sua presença no palco.




8 - MELHORA A SAÚDE FÍSICA



O corpo é um dos principais instrumentos de trabalho do ator. Ao trabalhar a expressão corporal, o ator aprende a manter o corpo sadio e pronto para o jogo teatral. As atividades corporais melhoram a capacidade respiratória, a resistência física, a flexibilidade e a coordenação motora.




9 - PROPORCIONA O ENRIQUECIMENTO CULTURAL



Teatro não é apenas prática, é também teoria. É essencial para o ator aprofundar-se nas obras de autores consagrados do teatro nacional e internacional, conhecer sobre história da arte e ter algum conhecimento sobre a psique humana. Além disso, é importante manter contato com outros tipos de arte e cultura, assistir peças teatrais, frequentar leituras dramáticas, exposições, cinema, espetáculos de dança, etc. Isso ajuda a desenvolver um olhar mais crítico e inspirar-se, ampliando o seu repertório cultural.




10 - TRAZ FELICIDADE



Praticar arte pode trazer uma sensação incrível de satisfação pessoal. Quando praticamos atividades que nos dão prazer, o nosso corpo libera endorfina, oxitocina, serotonina e dopamina, conhecidos como hormônios da felicidade e do bem-estar. Além de expandir seus horizontes, desenvolver a empatia com o próximo e ser uma pessoa mais seguro de si e de suas habilidades, o teatro também possibilita que você faça novas amizades e desenvolva seu lado extrovertido e espontâneo. Vale a pena!



#teatro #autoconhecimento #desenvolvimentopessoal