top of page
  • Equipe CG

15 FILMES MUSICAIS PARA ASSISTIR COM AS CRIANÇAS

Hey papais e mamães! Estão com dificuldade para encontrar atividades educativas e ao mesmo tempo prazerosas para os seus filhos, e que podem ser feitas em família no final de semana???


Calma, que no post de hoje ajudaremos vocês nessa tarefa!



Selecionamos uma lista de filmes, divididos por faixa etária, que trabalham desde a musicalização na primeira infância, até histórias envolventes para o público pré-adolescente, e que podem despertar o interesse do seu filho pela educação musical.


Confira!




1. BABY EINSTEIN


A série Baby Einstein, composta por 12 DVDs, tem como objetivo o desenvolvimento na primeira infância através de estímulos variados, incluindo a música. Com episódios que retratam grandes compositores como Vivaldi, Mozart, Beethoven e Bach, em sua versão baby. A linguagem é adaptada para que os bebês absorvam o conteúdo facilmente. Com longas pausas e repetições, os pequenos ficam fascinados com os sons orquestrais. A coletânea não é composta de filmes musicais, mas são animações que trabalham a musicalização infantil, e os pais podem deixar tocando para os pequenos com tranquilidade.


INDICAÇÃO: Crianças de 0 a 3 anos



2. BARBIE - LAGO DOS CISNES


Neste filme, o clássico de Tchaikovsky é apresentado pela boneca mais famosa do mundo! A trilha e o ballet foram pensados especialmente para o público infantil, estimulando os ouvidos, trabalhando o desenvolvimento motor e deixando a todos com uma incrível vontade de dançar na frente da televisão. Nada melhor para fazer em família do que rodopiar ao som de Tchaikovsky neste clássico musical para as crianças.


INDICAÇÃO: Crianças de 0 a 4 anos



3. BARBIE - O QUEBRA NOZES


Baseado também em outro grande clássico de Tchaikovsky, este filme também é ideal para os pequenos, independente do gênero. Com imagens lúdicas e uma jornada de heróis bem clara, a criança é levada a explorar esse clássico da música e do ballet. Os filmes de dança da Barbie foram coreografados por Peter Martins, do New York City Ballet. As captações de imagens foram feitas a partir dos movimentos reais de bailarinos e estudados pelos animadores para integrarem os movimentos realistas no filme. No Youtube existe um documentário sobre todo o processo de criação e coreografia dos filmes, e a vida dos bailarinos que fizeram parte do processo. Ótimo estímulo musical e artístico para as crianças.


INDICAÇÃO: Crianças de 0 a 4 anos




4. SING - QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA


Essa animação da Universal Studios retrata uma competição entre grandes talentos do mundo animal, na busca pelo prêmio de 100 mil dólares. Os personagens do filme têm suas “vozes cantadas” dubladas por famosas estrelas como Ariana Grande e Stevie Wonder. Em tom de comédia, o filme faz com que todos fiquem na torcida pelos cinco personagens principais, levemente desajustados. Sing é um verdadeiro show de talentos, feito para a família toda curtir e vibrar com as performances musicais.


INDICAÇÃO: Crianças de 5 a 8 anos



5. TROLLS


O filme narra o fantástico mundo dos Trolls, pequenas e doces criaturas, cujas cores chamativas e os cabelos pontiagudos os tornam ainda mais adoráveis. A sua alegria é diariamente demonstrada através do canto, da dança, canto e do abraço. Mas como nem tudo é um mar de rosas, existem os seus rivais, os Berguens, monstrengos um tanto “deprês”, que acreditam que a única forma de alcançar a felicidade seria se alimentando dos pequeninos coloridos. É neste contexto que Poppy, a alegre e otimista líder dos Trolls, se vê obrigada a salvar a sua tribo das garras dos seus inimigos, com a ajuda de Branch, um amargurado Troll que, ao contrário da maioria, é altamente pessimista e mal humorado. Apesar das diferenças entre suas personalidades, os dois compreendem que têm muito que aprender um com o outro.


INDICAÇÃO: Crianças de 5 a 8 anos




6. VAI DAR SAMBA


Esse curta-metragem é uma animação brasileira, que explora o início do choro no Rio de Janeiro. Num ambiente fantástico, cinco crianças que se encontram secretamente numa loja de instrumentos musicais para “brincar de fazer música”. O inusitado é que a loja e os instrumentos são mágicos, e têm muitas historias para cantar e contar, o que no final, vai dar um lindo samba! Com apenas onze minutos de duração, é uma animação para todas as idades e está disponível no YouTube.


INDICAÇÃO: Crianças de 5 a 8 anos




7. ALVIN E OS ESQUILOS


Quando a árvore em que moram é derrubada e enviada para Los Angeles, os esquilos falantes Alvin, Simon e Theodore encontram um novo lar na casa do compositor Dave, que descobre que eles têm um talento nato para a música. Isso faz com que ele se torne não apenas seu compositor, mas também um pai para as criaturinhas. Porém, o sucesso sobe a cabeça do trio, gerando várias confusões, e mostrando que a fama tem seu preço. É uma animação bem legal para assistir em família.


INDICAÇÃO: Crianças de 5 a 8 anos



8. VIVA! A VIDA É UMA FESTA


Miguel é um menino de 12 anos, que sonha em ser músico, mas sua família tem uma estranha proibição: não aceitam a música. Para seguir seu sonho, o garoto precisa de um violão, e por isso acaba embarcando em uma jornada por outros mundos em busca da música, desencadeando uma série de eventos ligados a um grande mistério. O enredo se passa se passa no México, onde a data de Finados é celebrada de forma alegre e colorida. O filme indicado para toda família, é um excelente convite para conhecer um pouco mais sobre a cultura mexicana, inclusive as tradicionais canções Rancheiras. Além disso, a história emociona, através do laço formado por Miguel e sua bisavó Coco, no português traduzido para Inês.


INDICAÇÃO: Crianças de 5 a 8 anos




9. FANTASIA


Cheio de cores e imagens, Fantasia é um dos clássicos da Disney. Produzido em 1940, podemos chamá-lo de um "filme-concerto". A obra mistura a fantasia do mundo Disney com o mundo da música clássica. Extremamente inovador, o próprio Walt Disney decidiu embarcar junto de seus animadores em uma viagem através das músicas consagradas de compositores como Tchaikovsky, Stravinsky e Schubert. Executado pela Orquestra Sinfônica de Chicago, a animação cativa com suas sequências divertidas, mudanças da narrativa, do estilo de animação e dos personagens, em conjunto com a trilha sonora. É um grande espetáculo para olhos e para os ouvidos.


INDICAÇÃO: Crianças de 8 a 12 anos



10. FANTASIA 2000


Devido ao grande sucesso do filme Fantasia, a Disney produziu uma sequência com novas músicas, também executadas pela Orquestra Sinfônica de Chicago, com um toque a mais de magia e tecnologia. Datado de 1999, o longa-metragem entrega grandes clássicos como a “5ª Sinfonia de Beethoven”, o “Concerto para piano nº 2” de Shostakovich e “O Pássaro de Fogo” de Stravinsky. Para os olhos curiosos dos pequenos, as sequências podem ser uma maneira interessante de introduzir o gosto pela música clássica. Vale lembrar que, por ter um caráter mais artístico, os dois filmes Fantasia podem ser assistidos por faixas musicais, ao invés de assistir o filme todo de uma vez. Assim, as crianças absorvem melhor o conteúdo, sem que fique maçante.


INDICAÇÃO: Crianças de 8 a 12 anos



11. ESCOLA DE ROCK


Essa divertida comédia, estrelada pelo irreverente Jack Black, conta a saga de Dewey Finn, um músico falido que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto, em uma escola particular de disciplina rígida, onde os alunos estudam música clássica. Logo o professor (meio aloprado) se torna um grande exemplo de espontaneidade para seus alunos, que também acabam se apaixonando pelo universo do Rock’n’Roll. A partir daí, decidem montar uma banda, porém, sem o conhecimento de seus pais e muito menos da direção da escola, o que resulta em muita confusão. A trilha sonora, composta por diversos ídolos do rock como The Doors, AC/DC, The Who e Ramones, foi uma das raras produções cinematográfica a ter autorização do Led Zeppelin para ter uma de suas músicas na trilha. O próprio ator Jack Black fez o pedido aos membros vivos da banda que, após lerem o roteiro, gostaram da ideia e aprovaram a solicitação.


INDICAÇÃO: Crianças de 9 a 12 anos




12. CAMP ROCK


A história gira em torno de Mitchie Torres, uma ambiciosa jovem musicista que espera se tornar uma cantora profissional. Mitchie quer ir à um acampamento musical chamado "Camp Rock", onde aprenderá técnicas de canto, dança e compor suas próprias músicas ao lado de colegas tão talentosos e apaixonados por música quanto ela. Uma vez que sua família não pode pagar o acampamento, sua mãe arranja um emprego de cozinheira, permitindo que a garota vá ao seu destino, porém, com medo de não conseguir se enturmar, ela tenta esconder esse fato de seus amigos. O pop star Shane Gray é convocado por seus colegas de banda, para dar aulas de dança no acampamento por um mês. Shane escuta Mitchie cantando e se apaixona pela voz, mesmo não sabendo a identidade da cantora. Passa o filme inteiro procurando a garota da voz. Shane e Mitchie possuem diversas interações, e quando ele vê que a voz pertence a ela. É o inicio de um singelo romance adolescente, regado de muita música.


INDICAÇÃO: Crianças de 9 a 12 anos




13. NA TRILHA DA FAMA


Terry Fletcher é uma jovem que nasceu e cresceu em uma cidade do interior do Arizona. Ela jamais visitou uma cidade grande, até decidir passar as férias de verão em uma escola de artes em Los Angeles. Contrariando a vontade do pai, e com a ajuda da tia, ela começa a frequentar a escola, participando das aulas de música clássica e contemporânea. A escola é perfeita para desenvolvê-la como a excelente musicista que ela tem o potencial para ser. A menina aproveita essa nova experiência para amadurecer e conquistar o sonho de se tornar uma grande artista. Permeado por um lindo romance, o filme cativa os pré-adolescentes pelo coração e ouvidos.


INDICAÇÃO: Crianças de 9 a 12 anos



14. O SOM DO CORAÇÃO


August Rush é um prodígio da música. Filho dos músicos Lyla e Louis que se conheceram ao acaso e imediatamente se apaixonaram. Depois de uma bela noite de amor, Lyla descobre que está grávida. Seu pai muito rígido esconde o bebê logo após o nascimento. O jovem garoto cresce num orfanato, mas em um determinado momento foge para seguir a música, que segundo ele, o levará até seus pais. Compondo com os sons que escuta na rua, August é capaz de formar melodias completas e criativas, combinando o caos de Nova York com elementos da composição clássica. Seu talento obviamente não passa despercebido, tanto por pessoas que querem que ele prospere, quanto por aqueles que veem nele uma fonte de dinheiro. A jornada do menino não é nada fácil, mas sem dúvidas irá emocionar a todos.


INDICAÇÃO: Crianças de 9 a 12 anos



15. A ÚLTIMA MÚSICA


O filme tem como cenário uma pequena cidade litorânea, onde um pai alienado recebe a chance de passar o verão com sua relutante filha adolescente (Miley Cyrus), que preferia estar em casa, em Nova York. Ele tenta recriar o laço familiar entre eles por meio da única coisa que têm em comum: a música. É uma história sobre família, amizade, segredos e salvação e também sobre primeiros amores e segundas chances.


INDICAÇÃO: Crianças de 9 a 12 anos



E aí, curtiu? Bora fazer uma sessão pipoca com a criançada?!



bottom of page