top of page
  • Equipe CG

8 CURIOSIDADES SOBRE O VIOLÃO

O violão é um instrumento mundialmente conhecido e o mais popular do grupo de cordas dedilhadas. Está presente em diversos gêneros musicais, como: blues, country, reggae, samba, MPB, flamengo, rock, pop e até mesmo na música clássica.




1 - QUEM INVENTOU O VIOLÃO?



O violão é um dos instrumentos de cordas mais antigos do mundo. Segundo pesquisadores, instrumentos similares a ele existem há pelo menos três mil anos, porém, sua origem ainda é muito controversa, gerando diversas teorias. Não há registros históricos de quem realmente o inventou.



2 - O PAI DO VIOLÃO



Através de estudos constatou-se que a primeira forma de violão foi o “alaúde árabe”. Levado pelos muçulmanos para a península Ibérica ganhou destaque no período do Renascimento. Este instrumento era formado por três pares de cordas e era tocado com um plectro, semelhante ao que conhecemos hoje como “palheta”.



3 - CORDAS DE TRIPAS DE OVELHAS



As cordas dos primeiros violões e alaúdes eram feitas de tripa (intestinos) de ovelhas, cortadas em espessuras muito finas e torcidas. Atualmente são feitas de nylon ou de aço. As cordas mais finas, usadas para as notas mais agudas, são constituídas de um único fio. As mais grossas, são cabos constituídos de nylon, aço ou seda envoltos por uma espiral de aço mais fino. Esta construção permite maior resistência à tração, maior estabilidade de afinação e maior flexibilidade.



4 - O CORPO E O VIOLÃO



Várias partes do violão fazem referências ao corpo humano, por conta do seu formato: braço, mão e corpo. Quem nunca ouviu a expressão “corpo de violão”? Devido a sua forma característica, costuma-se dizer que ele possui as mesmas proporções de um corpo feminino. Mas, não é por acaso sua estrutura em forma de um 8. Ele foi projetado dessa maneira para que pudesse se encaixar na perna do músico. Além disso, essa curvatura influencia diretamente na qualidade do som.



5 - VIOLÃO, SÓ NO BRASIL



Somente no Brasil, o “violão” é denominado com este nome. Acredita-se que o termo tenha surgido quando os portugueses, no século XVI, introduziram o instrumento no país, uma vez que ele era muito parecido com a viola, porém maior, ou seja, um “violão”. Em outros países o violão é chamado de guitarra acústica ou clássica. Na língua inglesa diz-se “guitar”, em italiano “chitarra” e em espanhol “guitarra”. No Brasil, “guitarra” intitula a guitarra elétrica, é um dos poucos países onde “guitarra” e “violão” denominam dois instrumentos distintos. Muita gente acredita que o violão é tipicamente brasileiro, por ser o instrumento base de gêneros musicais nacionais como o choro, a música caipira e o sertanejo.



6 - VIOLÃO = MALANDRAGEM



Por um longo período da história, o ato de tocar violão era mal visto perante a socidade. Por ser o instrumento preferido dos boêmios e seresteiros, seus praticantes eram considerados como pessoas de caráter duvidoso, sem disciplina ou de má índole. Felizmente esse fato já foi superado, e hoje muitas pessoas praticam este instrumento profissionalmente ou como forma de socialização e entretenimento.



7 - GUITARRA X VIOLÃO



O formato da guitarra, que conhecemos hoje, descende do violão. Essa forma clássica foi idealizada pelo espanhol Antonio de Torres Jurado, um importante violonista e luthier do século XIX.



8 - O VIOLÃO E O MOVIMENTO SOCIAL



No Brasil, o violão já foi símbolo de movimento social. Em 1967, houve a “Passeata contra a Guitarra Elétrica”. Nesse período, a música brasileira estava fortemente influenciada pela sonoridade das guitarras do rock internacional. Esse movimento questionava ausência de uma música jovem, tipicamente nacional.


Gostou? Estamos com inscrições abertas para as aulas de Violão. Vem!


bottom of page