9 DICAS INFALÍVEIS PARA TOCAR VIOLÃO

Selecionamos alguns hacks essenciais para aprimorar os seus estudos. Confira!

1 – ESCOLHA SEU INSTRUMENTO

Existem diversos tipos de violão: folk, clássico, jumbo, flat. Na hora de adquirir seu instrumento, é importante escolher de acordo com o estilo de música que você aprecia e pretende tocar. Tanto o vendedor da loja de instrumentos, quanto o professor de violão, poderão orientar sobre a melhor opção para você.

2 – AFINE O VIOLÃO

Manter a afinação do instrumento ajudará a desenvolver melhor sua percepção musical, através da familiarização com o som das notas e dos acordes.

Antes de começar a prática, verifique se o violão está afinado. Hoje existem diversos aplicativos para celular com a função afinador, é só baixar!

3 – SE LIGA NA POSTURA

Uma boa postura na hora de tocar pode evitar dores e desconfortos nas costas ou na parte superior do corpo. Posicionar bem suas mãos também é importante para executar as notas corretamente e reproduzir um bom som. Antes de começar, faça um alongamento, sente-se em uma cadeira confortável e mantenha a coluna ereta durante os estudos.

4 – TOQUE DEVAGAR

Este é um erro muito comum entre os iniciantes: querer tocar rápido!

Quanto mais rápido tocamos, mais fácil fica cometer erros, como: pressionar cordas erradas, posicionar mal os dedos nos acordes, perder o ritmo, sentir desconforto nas mãos, e etc.

O cérebro aprende por repetição, e quanto mais lento for esse processo, melhor a fixação e o aprendizado. Toque de maneira que consiga realizar os exercícios e os acordes de forma correta e com precisão. A velocidade ideal é quando você consegue posicionar bem seus dedos e coordenar os movimentos com tranquilidade. Depois, conforme se sentir seguro, experimente acelerar gradualmente.

O segredo é repetir para progredir, para assim aumentar a velocidade de execução.

Disponível para Android.

5- RITMOS É TUDO

O erro mais grave de um iniciante é, provavelmente, negligenciar o estudo do ritmo. O ritmo representa 50% da música, os outros 50% não são notas.

Pode parecer tentador colocar o estudo do ritmo de lado, especialmente quando temos dificuldade em aprender os acordes básicos, pestanas ou a escala pentatônica. Mas é importante ter em mente que “não tocar no ritmo é como escrever sem pontuação”, ou seja, você lê um texto, mas fica bem difícil compreender o seu significado.

Uma boa dica para manter-se no ritmo da música é tocar com o metrônomo!

6- DOMINE A TEORIA

Depois de aprender a afinar o seu violão, trocar as cordas ou segurar sua palheta, é importante também conhecer um pouco da teoria musical. Muitas vezes os iniciantes acham que o estudo teórico é chato, inútil ou difícil de compreender. Porém, dominar os fundamentos pode ajudar muito na execução de um repertório musical mais amplo, além de permitir o domíno da trasposição de tons e dar mais sentido à execução e sequência dos acordes.

7 – A AUTOANÁLISE É IMPORTANTE

Grave áudios ou vídeos dos seus estudos!

Sem o professor de violão, fica mais difícil avaliar sua performance e corrigir os erros. Ao se ouvir, é possível identificar notas e acordes errados e até perdas do ritmo. Ao se assistir, é possível observar e corrigir a postura.

Dica extra: Não apague esses registros! Eles te ajudarão a medir o seu progresso. Podem servir como elementos de motivação, sobretudo quando você desconfiar que esteja estagnado ou regredindo.

Use a tecnologia a seu favor! Esses apps podem ser ferramentas alternativas para você exercitar a voz e melhorar sua performance vocal.

8 – PRATIQUE TODOS OS DIAS

Como todos os instrumentos musicais, aprender a tocar violão requer tempo e prática regular.

Não adianta estudar de 2 a 3 horas em um dia e depois só retornar aos estudos uma ou duas semanas depois. Seus esforços terão sido em vão, pois o cérebro não teve tempo hábil para assimilar o processo de aprendizado, portanto, não conseguirá reter o conhecimento.

Se você organizar sua agenda para estudar um pouco todos os dias, a memória muscular é exercitada, o cérebro consegue fazer as sinapses necessárias e o progresso se torna mais fácil.

O ideal é praticar pelo menos 30 minutos por dia. Reserve esse tempo e mantenha o foco no seu objetivo.

9 – NÃO DESISTA

Qualquer processo de aprendizado requer perseverança. Apenas a determinação, a prática e o tempo, levam a evolução.

Aceite o fato de que é impossível dominar um novo conhecimento do dia para a noite. Erros acontecem e fazem parte do seu aperfeiçoamento. É fundamental ter consciência das dificuldades, para assim poder superá-las.

Você não vai conseguir executar todos os exercícios na primeira vez e isso é perfeitamente natural!

Não desanime. Com o estudo regular verá seus esforços recompensados!

Vem aprender a tocar violão com a gente! Entre em contato para agendar uma aula experimental gratuita!