• Diego Vivan

A ARTE DE DESENHAR E A EXPRESSÃO DAS EMOÇÕES

O desenho é uma das linguagens mais antigas de que se tem registro. Presente nas pinturas rupestres em cavernas pelo mundo todo, o desenho não é um privilégio dos povos da pré-história. Até hoje quando não conseguimos nos comunicar com palavras, utilizamos as imagens. Um exemplo disso são os emojis nas redes sociais.


Essa forma de expressão vai muito além do lápis, papel, pincel e quadro. É uma arte que possibilita acessar o mundo interior, as percepções, afetividade, aflições, angústias e que desvenda como o ser humano experimenta sua individualidade em relação aos outros.


Com o desenho é possível traduzir aquilo que não conseguimos expressar de outra forma. Damos vazão à nossa capacidade emocional, cognitiva, psicomotora e social. Todos esses componentes, de certa forma, dizem um pouco sobre o que pensamos de determinado assunto, nossa relação com o ambiente em que vivemos e com as pessoas ao nosso redor, além de externar a nossa personalidade.


Praticar essa arte melhora nossa percepção visual, alivia o estresse, aumenta a sensação de confiança, estimula a criatividade, a concentração e auxilia no aprendizado e sistematização de ideias.


Um estudo da Drexel University comprovou4 que quando desenhamos ou colorimos, há um aumento no fluxo sanguíneo do córtex pré-frontal relacionado à sensação de recompensa. Ao terminarem de desenhar, os pacientes que participaram do estudo tiveram um aumento na autoconfiança. Eles se sentiam mais criativos, relaxados, inspirados e mais seguros na resolução de problemas.


Desenhar é um ato espontâneo adquirido pelo homem durante seu desenvolvimento, além de ser uma atividade divertida.


A prática do desenho também é muito importante no desenvolvimento infantil, auxiliando a criar pontes entre o mundo imaginário e o mundo real. Pelo desenho, as crianças demostram sentimentos, vontades e ideias que ainda não conseguem expressar claramente pela linguagem oral ou escrita.


Essa arte milenar pode trazer inúmeros benefícios ao desenvolvimento humano. Vale a pena praticar!



#desenho #comunicação #emoções #bemestar