top of page
  • Equipe CG

ABRAHAM LINCOLN: O DEFENSOR DA LIBERDADE AMERICANA

Considerado um dos líderes mais inspiradores da democracia moderna, Abraham Lincoln foi o 16º Presidente dos Estados Unidos da América. Seu governo foi marcado por tensões e conflitos entre escravocratas e abolicionistas.


Conheça um pouco mais sobre esse homem, considerado um dos maiores estadistas da história americana!



Abraham Lincoln nasceu em 1809, no Estado de Kentucky, EUA. Filho dos camponeses Thomas Lincoln e Nancy Hawks Lincoln, começou a trabalhar no campo aos 7 anos de idade.


Órfão de mãe aos 9 anos, foi criado por sua madrasta, Sarah Bush Johnston, que o incentivou ao hábito da leitura desde cedo. Sem acesso à educação formal, seu aprendizado foi fruto de seu próprio esforço.


Residiu com seu pai até os 22 anos, quando mudou-se para Nova Salém, em Illinois. Trabalhou como lenhador, serralheiro, barqueiro, balconista e chefe dos Correios. Nas horas vagas procurava dedicar-se à leitura, pedindo livros emprestados aos amigos e vizinhos.


Filiado ao partido conservador (Whig), foi eleito para a Assembleia Estadual em 1834, defendendo a construção de ferrovias, rodovias e canais. No mesmo período, tornou-se um advogado muito popular, defendendo as causas dos mais pobres e humildes.


Em 1842 casou-se com Mary Todd, com quem teve 4 filhos. Segundo relatos, Abraham era um pai dedicado e amoroso.

Foi eleito para a Câmara, no ano de 1846, onde propôs a libertação gradual dos escravos, o que desagradou tanto os abolicionistas, quanto os defensores da escravidão.


A questão chegou a um ponto tão crítico, que ocasionou uma ruptura política no país, levando à formação do Partido Republicano, no qual Lincoln assumiu como o primeiro presidente.


Após ser derrotado para o Senado, venceu as eleições de 1860 para Presidente dos EUA. Iniciou seu governo com a grande missão de enfrentar a separação dos Estados escravistas do Sul.


Firme e prudente, Lincoln tentou a conciliação pacificamente, porém, o ataque ao Forte Sumter, na Virgínia, deu início a “Guerra Civil Americana”, o maior confronto da história do país.


Em 1863, decretou a emancipação dos escravos em um célebre discurso durante a vitória da Batalha de Gettysburg. Reelegeu-se Presidente em 1864, com um programa de educação para os escravos libertados.


No dia 15 de abril de 1865, teve sua vida abreviada, vítima de um atentado no Teatro Ford, em Washington, enquanto assistia a um espetáculo. Foi atingido por um tiro fatal, disparado pelo ator e espião John Wilkes Booth.


Lincoln foi um homem forte e determinado. Apesar de viver grandes tragédias familiares, como a morte prematura de 3 filhos, lutou bravamente não só contra a depressão, mas em defesa de sua pátria.


Eternizou-se como um símbolo moral e inspirador, em defesa da vida e da liberdade.


Várias homenagens foram feitas em sua memória, como:

• Selos postais;

• Nota de 5 dólares;

• Escultura no Monte Rushmore, em Dakota do Sul;

• Lincoln memorial, em Washington D.C.


Abraham Lincoln nos deixou muitos ensinamentos, entre eles, a ilustre frase: “Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.”


bottom of page