• Equipe CG

AS 5 POSIÇÕES BÁSICAS DO BALLET CLÁSSICO





O Ballet Clássico é uma modalidade de dança conhecida e praticada mundialmente. A aplicação de sua técnica segue o mesmo padrão, em qualquer lugar do mundo.


A seguir, conheça as 5 posições básicas, que servem como ponto de partida para os primeiros passos dessa dança:




1ª POSIÇÃO



Os braços devem ser posicionados formando um círculo na altura do umbigo, com as palmas das mãos voltadas para você. Pés en dehors, pernas fechadas, com os calcanhares se encontrando, e os joelhos virados para fora, alinhados com os dedos dos pés.




2ª POSIÇÃO



Os braços devem ser posicionados em círculos, apenas levantando os cotovelos para fora. A cabeça sempre acompanha os movimentos dos braços, com as palmas das mãos voltadas para você. Os pés devem ficar distanciados e en dehors, com os calcanhares afastados lateralmente. DICA: Partindo da primeira posição, os pés ficam afastados entre si por uma distância equivalente ao pé do bailarino (a).




3ª POSIÇÃO


Posicione o braço direito como na segunda posição, e o braço esquerdo como na primeira posição, lembrando de mantê-los sempre na altura do umbigo. O calcanhar do pé da frente deve encostar no meio do pé de trás, em en dehors.




4ª POSIÇÃO


O posicionamento dos braços assemelha-se muito com a terceira posição, porém, o braço esquerdo deve estar elevado acima da cabeça. Os pés encontram-se cruzados e afastados, um mais à frente do outro, em en dehors. Os calcanhares devem estar alinhados com a ponta do pé da perna de base, alinhada com o calcanhar da perna à frente, e vice-versa.




5ª POSIÇÃO


Eleve os braços acima da cabeça, mantendo as palmas das mãos voltadas para você. A ponta do pé de base fica exatamente atrás do calcanhar do pé da frente, em en dehors, com as coxas fechadas.




SOBRE AS 5 POSIÇÕES BÁSICAS DOS PÉS...


Sua criação é atribuída ao francês Pierre Beauchamp. Bailarino, coreógrafo e professor, Beauchamp foi um dos principais nomes na elaboração da codificação da dança clássica.


Todos os passos realizados iniciam, passam e terminam em uma dessas posições dos pés: primeira, segunda, terceira, quarta ou quinta.




REGRINHAS PARA TODAS AS POSIÇÕES DOS PÉS:


• São sempre executadas em en dehors, ou seja, pés virados para fora;

• Cuidado para não abrir apenas o pé e esquecer de rotacionar a perna e os joelhos para fora (en dehors);

• Rotacione as duas pernas na mesma proporção;

• Deixe o arco do pé levantado;

• Mantenha as pernas e joelhos bem esticados;

• Permaneça com os dois pés plantados no chão;

• Nas posições abertas (segunda e quarta), lembre-se de distribuir seu peso entre os 2 pés.




OBSERVAÇÕES GERAIS:


A nomenclatura da posição em que os pés encontram-se juntos e paralelos varia, conforme a didática de cada professor. Alguns chamam de “sexta posição”, outros de “pés paralelos”, “paralela” ou “primeira fechada”.


Outro ponto importante é que, muitos professores utilizam apenas 4 posições como base para os estudos, pulando a terceira posição, e utilizando a primeira e a quinta como “posições fechadas” e a segunda e quarta como “posições abertas”.


Agora que você já sabe as principais posições do Ballet Clássico, bora praticar?! Agende já uma aula experimental gratuita!


#ballet #balletclássico #posições #técnica #dança