• Equipe CG

AS DIVISÕES DA GRAMÁTICA NORMATIVA

A Língua Portuguesa está entre os 10 idiomas mais falados do mundo e possui uma significativa lista de regras e acordos coordenados pela Academia Brasileira de Letras.



Em virtude de suas peculiaridades, a gramática normativa (aquela que aprendemos na escola) é dividida em categorias. A seguir, conheça as principais:



1. FONÉTICA / FONOLOGIA


Estuda os sons da fala e como eles se organizam dentro de uma língua. Essa área compreende:


ORTOÉPIA: estudo da articulação e pronúncia dos vocábulos;

PROSÓDIA: estudo da acentuação tônica dos vocábulos;

ORTOGRAFIA: estudo da forma correta de escrita das palavras.


A fonética ainda inclui: o estudo de sílabas, notações léxicas, encontros consonantais e vocálicos, formas e grafias, sinais de pontuação, etc.



2. MORFOLOGIA


Compreende o estudo das palavras isoladamente, em relação a sua estrutura, formação e classificação, independente da sua posição em uma frase.


Fazem parte da morfologia, as seguintes classes gramaticais: substantivo, adjetivo, preposição, conjunção pronome, verbo, numeral, advérbio, interjeição e artigo.



3. SINTAXE


Diferentemente da morfologia, a sintaxe estuda a palavra enquanto elemento de uma frase, ou seja, em conjunto com outras palavras, dentro de um discurso, com o intuito de verificar a lógica entre si.


É uma ferramenta que ajuda na organização e harmonização das palavras e frases, pois tem a função de garantir um manuseio adequado das várias combinações de palavras e orações, junto com suas múltiplas possibilidades.


Dentro dessa área é feita a análise sintática dos tipos e estruturas de frases e dos termos da oração (sujeito e predicado), termos integrantes desta (complementos verbais, complemento nominal e agente da passiva), termos acessórios (adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo). Além disso, são estudados os termos essenciais, acessórios e integrantes da oração, a coordenação e subordinação, entre outros assuntos.



4. SEMÂNTICA


Dentre as divisões da gramática, alguns estudiosos da linguística incluem a semântica. Ela é responsável por estudar o significado das palavras, signos e expressões, e as suas interpretações e sentidos, de acordo com o contexto no qual estão inseridas.


Dentro da linguagem são analisados seus tipos, assim como a língua falada e escrita, suas mudanças devido ao tempo e espaço geográfico, os signos linguísticos, etc. Já na significação de palavras são estudados casos de polissemia, sinônimos e antônimos, parônimos, homônimos e homônimos perfeitos.



#linguagem #idioma #gramática #línguaportuguesa #divisãogramatical #aprendizagem #educação #cultura #leitura #escrita