• Equipe CG

O QUE É GRAMÁTICA?

O uso correto da gramática possibilita não apenas uma melhor comunicação verbal, mas também abre portas para o conhecimento cultural em geral.


Vamos conhecer um pouco mais?


Gramática é o conjunto de regras que estabelecem o uso correto de uma língua. Essas regras determinam padrões de fala e de escrita, a partir de critérios baseados na lógica e no bom senso.


Também conhecida de língua culta ou norma culta, a língua padrão deve ser conhecida e obedecida por todos que vivem em comunidade. Entender a gramática possibilita não apenas uma melhor comunicação verbal, mas também abre portas para o conhecimento cultural em geral, seja através de obras literárias, artigos científicos, conteúdos jornalísticos, e entre outros.



OS TIPOS DE GRAMÁTICA


A gramática está em constante evolução e, por isso, é importante destacar que existem várias formas de estudá-la.


Na língua portuguesa existem 4 principais tipos de gramática: a normativa, a descritiva, a histórica e a comparativa.



1. NORMATIVA


Essa é a gramática oficial ensinada nas escolas e em livros didáticos.


É responsável por estabelecer o que é certo e errado em relação à norma culta, se opondo à forma como a língua é usada popularmente.


A linguagem popular, apesar de ser facilmente compreendida e considerada uma forma legítima de comunicação, possui consideráveis erros, que podem causar ruídos entre o emissor e o receptor.



2. DESCRITIVA


Esse tipo de gramática respeita o uso oral temporal da língua e suas variações.


O objetivo é estudar e analisar como a escrita e a fala estão sendo utilizadas atualmente, sem estabelecer o que é “certo ou errado” nas construções gramaticais.



3. HISTÓRICA


Essa gramática estuda a história da língua, envolvendo sua origem e evolução ao longo do tempo.



4. COMPARATIVA


Essa gramática faz a comparação das gramáticas da mesma família.

A língua portuguesa faz parte da família das línguas românicas, juntamente com o italiano, francês, espanhol, entre outras.



Além destes principais tipos, ainda existem as gramáticas: formal, reflexiva, implícita, universal, contrastiva, transformacional, gerativa e funcional.



#alfabetização #línguaportuguesa #gramática #tiposdegramática #leitura #escrita #fala #comunicação #linguagemoral