É possível cantar melhor seguindo cuidados simples. Quer saber como?
Te contamos em 9 passos!

1 - CUIDE DE SUA SAÚDE VOCAL
Como todo instrumento, a voz requer cuidados e manutenções. Para manter uma voz saudável, beba no mínimo 8 copos de água por dia, evite fumar, modere a cafeína, evite gritar e mantenha uma boa qualidade de sono.
Para mais dicas, baixe o nosso E-book gratuito “Manual de cuidados com a voz”! Link na bio.
2 - RESPIRE CORRETAMENTE
Melhorar sua respiração significa fortalecer sua voz, diminuir o estresse e promover o relaxamento corporal.
Exercícios top:
• Inspire com o nariz e expire pela a boca emitindo o som de “sss”, controlando a saída do ar;
• Inspire contando até 4, segure a respiração por 4 tempos e expire também em 4;
Preste atenção: É muito importante apoiar o diafragma (segurar a barriga!) durante os exercícios.
3 – FAÇA UM BOM AQUECIMENTO VOCAL
Sabe aquela regrinha de aquecer o forno antes de colocar o bolo pra assar? O mesmo serve para a preparação da voz. Além de não ter uma performance plena, sem o aquecimento das pregas vocais e da musculatura, você corre o risco de danos no trato vocal. O aquecimento deve ser feito por 15 a 30 minutos antes de cantar.
4 - EXERCITE A ARTICULAÇÃO VOCAL
Exercícios de articulação proporcionam tônus muscular, permitindo que a voz soe com mais firmeza, volume, definição e com melhor projeção. Exercícios fáceis e eficazes: massagear a face, fazer caretas exageradas, simular o bocejo, alternar um sorriso largo com um biquinho e pronunciar trava línguas.
5 – MANTENHA A POSTURA
Boa postura ajuda a alcançar notas altas, projeta a voz com mais eficiência e melhora o controle do ar nos pulmões. Mantenha a coluna ereta e pernas abertas na largura dos ombros. Relaxe os ombros, concentre sua força no abdômen. Inclinar um pouco o queixo para baixo ajuda a não forçar o pescoço e garganta. Use roupas e sapatos confortáveis.
6 - AUMENTE SEU REPERTÓRIO MUSICAL
Treine seu ouvido! Ouça estilos musicais variados, saia do óbvio. Preste atenção nos detalhes, nas técnicas vocais de diferentes cantores. Observe como respiram, projetam o som, articulam as palavras e como se portam no palco, se sua voz está vibrando no peito ou topo da cabeça, se é mais anasalada. Aplique a “técnica do papagaio”: tente imitar o cantor, seu jeito de cantar e impostar a voz. É bem divertido!
7 – NÃO PERCA O RITMO!
Conhece o metrônomo? É um aparelho que indica o andamento da música por meio de pulsações constantes e regulares. Com ele você pode manter um ritmo constante até aprender a encontrar o seu tempo naturalmente. É ótimo pra quem tem dificuldade de entrar no tempo da música. Você também pode usar aplicativos de smartphone que cumprem a função.
8 – SE OUÇA
A maioria das pessoas odeiam ouvir a própria voz. Mas a verdade é que só podemos corrigir e melhorar aquilo que temos consciência. Grave sua performance no gravador do seu smartphone. Analise seus pontos fortes e os que precisam melhorar. Anote o alcance das notas, afinação, sustentação e respiração. Autoconhecimento é a chave para o crescimento!
9 – PRATIQUE!
Já ouviu a expressão “a prática leva à perfeição”? Máxima verdadeira! Para melhores resultados é importante estabelecer uma rotina diária de exercícios para o aperfeiçoamento da sua técnica vocal. Não adianta deixar para praticar só nos dias de aula ou encontros semanais com seu professor de canto. Lembre-se: Exercitar a voz é como ir à academia, sem treino não há resultado!
Gostou? No nosso curso de canto você aprende esses e outros cuidados valiosos para cantar cada vez melhor.
Oferecemos cursos voltados para alunos iniciantes e para alunos que buscam upgrade em seus conhecimentos.
Inscrições abertas!
Comments