• Equipe CG

12 MOTIVOS PRA VOCÊ COMEÇAR A CANTAR AGORA!

Quem nunca ouviu a expressão: “Quem canta, seus males espanta”?! Sim!

Cantar pode mudar a sua vida pra melhor.



Conheça os principais benefícios dessa prática:


1. ALIVIA A ANSIEDADE E O ESTRESSE

Cantar contribui para a liberação de endorfina, o hormônio responsável pela sensação de prazer, e da oxitocina, conhecida como o hormônio do amor. Estas substâncias propiciam um estado notório de bem-estar e bom humor.

Pesquisas mostram que o hábito de cantar reduz os níveis de adrenalina excedentes e principalmente o cortisol, o hormônio do estresse, contribuindo assim para a imunidade entre pacientes que sofrem com a doença. Segundo psicólogos, cantar também pode ser uma ótima solução para o tratamento da depressão e da ansiedade.

A prática do canto pode amenizar as tensões do dia a dia, propiciando a calma, o relaxamento, o conforto e a alegria.


2. EXERCITA A MEMÓRIA E A CAPACIDADE COGNITIVA

Cantar pode melhorar as sinapses e funções cognitivas do cérebro, contribuindo para pensarmos com mais lucidez e clareza.

Praticar o canto é uma boa maneira de treinar a memória, melhorar a capacidade de concentração e manter o cérebro ativo, já que uma das premissas que essa pratica exige é: decorar a letra das músicas.


3. AUXILIA NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO

Vários educadores, métodos pedagógicos e sistemas de educação se valem do canto e da música para ensinar várias disciplinas. A música, desde a infância, é tão importante quanto aprender a ler e escrever, e pode contribuir muito para o desenvolvimento da fala.


4. AMENIZA O RONCO E A APNEIA DO SONO

Cantar pode melhorar consideravelmente a qualidade do sono. Médicos especialistas acreditam que cantar pode auxiliar no tratamento do ronco e apneia do sono, pois além de contribuir para a regulação dos movimentos respiratórios (inspiração e expiração), as técnicas vocais fortalecem a musculatura da garganta e do palato, diminuindo a incidência do ronco e a parada repetida e temporária da respiração durante o sono.


5. REDUZ PROBLEMAS CARDÍACOS

O efeito calmante do canto ajuda a reduzir a pressão sanguínea nas artérias. Segundo estudos, por trabalhar a respiração de diversas maneiras, pode contribuir para uma boa saúde do coração, prevenindo e atenuando problemas cardiovasculares.


6. É UM ÓTIMO HOBBY

Cantar pode ser uma ótima opção de lazer, ajudando a sair da rotina, proporcionando momentos de prazer e satisfação pessoal.

A prática do canto pode nos ajudar a desligar dos problemas e das tensões do dia a dia, além de ser uma ótima fonte de autoconhecimento.


7. MELHORA A EXPRESSÃO CORPORAL

Quando cantamos, o corpo é o nosso instrumento. Por isso cantar, mesmo que despretensiosamente, desenvolve nossa consciência corporal e aumenta a nossa expressividade, principalmente a expressão facial e o gestual. Além disso, cantar exige manter uma boa postura (coluna ereta e ombros relaxados), coordenação motora e resistência muscular.


8. DESENVOLVE A SOCIABILIDADE E A EMPATIA

A música tem o fascinante poder de aproximar e unir pessoas. Uma simples canção é capaz de agradar faixas etárias, nacionalidades e até mesmo classes sociais diferentes.

Ao cantar, podemos compartilhar nossos gostos musicais, nos expressar com mais assertividade e exprimir a nossa personalidade, nossos valores e a maneira como enxergamos o mundo. Isso contribui de forma positiva para criar afinidade e conexões com outras pessoas, ampliando o nosso círculo de amizades.

A empatia também pode ser aumentada com o ato de cantar, pelo fato de que, através dos diferentes estilos musicais podemos compreender e agregar com outros povos e culturas.


9. AJUDA A TER MAIS DISPOSIÇÃO FÍSICA E MENTAL

Quando cantamos, a cada pausa da música, precisamos respirar de forma mais profunda e regular. Trabalhamos a musculatura do diafragma, que se contrai ao inspirar e relaxa ao expirar, o que gera um movimento sistemático dos nossos pulmões, economizando esforço e energia. Pelo simples fato de regular a respiração, quando cantamos oxigenamos melhor o nosso cérebro e as nossas células em geral. Respirar melhor elimina a sensação de cansaço do corpo e da mente.


10. É UMA ATIVIDADE TERAPÊUTICA PARA IDOSOS, DEFICIENTES E ENFERMOS

O canto pode ser utilizado como terapia complementar, colaborando na melhora do estado de saúde de idosos, deficientes e pessoas com alguma patologia em geral. Cantar estimula diretamente importantes áreas do corpo, como: pulmões, cérebro, garganta, músculos e mente.


11. MELHORA A AUTOESTIMA E DIMINUI A TIMIDEZ

Ao cantar sentimos a canção e liberamos emoções contidas em nosso interior. Dessa forma podemos reconhecer em nós emoções e lembranças guardadas em nossa memória, colocar para fora alguns sentimentos que guardamos e que nos fazem mal.

Ao nos encorajarmos a cantar, superamos complexos e medos, como o de nos expor, e vencemos também a timidez e a introspecção.

Cantar pode ser uma ótima terapia para os tímidos. Esse movimento de desabafo e de exposição dos sentimentos que o canto traz, pode auxiliar nos casos de depressão e ansiedade.

Já percebeu que muitos artistas são tímidos na vida pessoal, mas no palco se soltam e botam pra quebrar?!


12. DESENVOLVE NOSSA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

O canto aumenta nossa inteligência emocional, seja pela capacidade de identificarmos sentimentos implícitos na música, ou pela conscientização dos nossos próprios sentimentos.

A inteligência emocional é uma importante ferramenta de autoconhecimento. Ao interpretar uma canção, expressamos nossos sentimentos interiorizados, emoções e ideias, com criatividade e personalidade inerente em nosso “jeito de cantar”.

Cantar é uma forma de expressão que mexe profundamente com as nossas emoções, pois sentimos o que cantamos. Ser intérprete de uma música ativa nossa sensibilidade de forma sensorial. Ao sermos tocados pelas melodias e letras que ouvimos, nos habilitamos a identificar os sentimentos da obra com mais facilidade, e como expressá-los musicalmente da melhor forma.


Bora Cantar?!


#música #canto #bemestar #saúde #voz