5 MOTIVOS PARA VOCÊ APRENDER A TOCAR UKULELE

E PORQUÊ VOCÊ DEVERIA COMEÇAR AGORA!

Quase todo mundo, algum dia já pensou em aprender um instrumento musical. Provavelmente você também, não é mesmo?! O problema é que a maioria das pessoas desiste antes mesmo de começar, seja pelo custo, pela falta de tempo, pelo tamanho, pela dificuldade de aprender, entre inúmeras outras razões.

Se você se identifica com essa situação, vai adorar a nossa lista com 5 ótimos motivos para você aprender a tocar ukulele, agora!

1. É MUITO FÁCIL DE APRENDER

Se existe um instrumento fácil de tocar, é o ukulele!

Com apenas 4 cordas, o ukulele possui uma digitação fácil, com acordes muito simples de serem tocados. As cordas de nylon fazem com que o toque seja suave e o tamanho pequeno reduz a tensão do pulso e dos dedos.

A maioria dos instrumentos exigem bastante tempo e dedicação para que o aprendiz consiga produzir suas primeiras notas e acordes. Tendo como exemplo os instrumentos de sopro em geral, as pessoas costumam levar um bom tempo pra conseguir tocar alguma coisa. Com o ukulele é possível que já no primeiro contato, o iniciante consiga tirar um som, dada a sua facilidade em montar os acordes, que às vezes só precisam de um ou dois dedos.

Se você já toca violão ou guitarra terá ainda mais facilidade em aprender, mas, se este será seu primeiro instrumento, fará uma ótima escolha ao iniciar com um instrumento simples e atrativo.

2. É BARATO

Se comparado ao custo e benefício de outros instrumentos, como o piano, o acordeon ou o sax, onde os modelos mais baratos chegam a custar em torno de R$2.000, o preço do ukulele é bastante acessível.

Um modelo novo, para iniciar os estudos pode ser encontrado com facilidade pelo valor de R$150 a R$300 reais, dependendo da marca e afinação do instrumento (soprano, concerto, tenor ou barítono).

Se você preferir um modelo mais profissional ou personalizado, como por exemplo, um instrumento elétrico ou confeccionado artesanalmente por um luthier, o valor pode variar entre R$500 a R$800 reais. De qualquer forma, os modelos mais caros de ukulele não chegam ao preço de um violão mediano, acredita?

3. É COMPACTO

O tamanho é mais um de seus grandes atrativos. Além de ser um instrumento fácil de aprender e ter um custo relativamente baixo, suas medidas reduzidas são um verdadeiro diferencial.

Leve e compacto, o Ukulele é tão pequeno que alguns modelos chegam a medir apenas 33cm. Ou seja, ele é portátil (cabe na sua mochila) cabe em qualquer lugar (não ocupa espaço na sua casa), e você pode levar para onde quiser (é de fácil transporte).

O ukulele soprano, o modelo mais popular, é o menor deles. Os outros modelos, apesar de um pouco maiores, medem bem menos que um violão.

4. É UMA TERAPIA

Muitos dos ukulelistas consideram sua prática um hobby ou terapia. Muitos são os relatos de pessoas que tem o instrumento como um aliado no tratamento da depressão, ansiedade, ou no aumento do “bem estar” de uma forma geral.

Aficionados por ukulele, em todo o mundo, promovem encontros que chegam durar até um fim de semana inteiro. No Brasil, os “Uke Days”, como são chamados esses encontros, já são frequentes, e a tendência é se tornarem ainda mais populares entre os amantes desse instrumento.

5. É VERSATIL

Apesar de ser comumente associado ao reggae, ou às músicas tipicamente havaianas, o ukulele serve para tocar qualquer estilo musical. Do samba ao rock, qualquer tipo de música pode ser executada no ukulele, com uma sonoridade agradável e cheia de estilo.

“Somewhere Over the Rainbow”, por exemplo, é uma ótima opção de música a ser tocada no ukulele. Das músicas da Billie Eilish ao estilo sertanejo, o instrumento se adapta facilmente a diferentes ritmos, das músicas mais simples às mais complexas.

Além disso, é um instrumento muito estiloso. Pra quem curte a parte mais estética, atualmente, existe no mercado uma grande variedade de formatos, estilos, cores e estampas. Vale a pena conferir!

E aí, deu pra se apaixonar pelo ukulele?!

Aqui na Escola CG, oferecemos aulas para você que quer descobrir o incrível mundo do ukulele. Com um repertório variado, aulas personalizadas e metodologia de ensino eficiente, você aprenderá a tocar Ukulele em pouco tempo.

Agende já uma aula experimental gratuita e descubra um novo hobby ou habilidade para alegrar a sua vida!