OS TIPOS DE UKULELE

Antes de iniciar as aulas ou comprar o instrumento, é normal surgirem algumas dúvidas, como: Qual ukulele comprar? Qual a melhor marca ou o melhor modelo?

Esse post foi feito para te ajudar a responder todas essas perguntas e muito mais.

Uke, ukulele ou ukulelê, a variedade desse instrumento vai muito além do nome. O seu som doce e inconfundível, produzido por apenas 4 cordas, contagia qualquer um, tornando-o um ótimo instrumento para quem busca iniciar no universo da música.

EXISTEM 4 TIPOS DE UKULELE:

1. SOPRANO

2. TENOR

3. CONCERT

4. BARÍTONO

Suas principais diferenças estão relacionadas ao tamanho, número de casas e afinação.

É importante ressaltar que nenhum modelo de ukulele é melhor do que o outro. Eles são apenas diferentes, e seus objetivos irão determinar qual instrumento atenderá melhor às suas necessidades.

A seguir, confira as principais características e especificações de cada um!

1. UKULELE SOPRANO

É o mais tradicional e clássico entre os modelos, e geralmente é a primeira escolha dos iniciantes.

Sua sonoridade mais aguda e mais seca que os demais, e tudo isso está relacionado ao tamanho reduzido de sua caixa de ressonância (o corpo do instrumento).

PRÓS:

• Com a distância entre os trastes reduzida, favorecendo a montagem dos acordes, para pessoas com mãos pequenas, principalmente crianças.

• É o menor modelo no mercado, extremante leve e compacto, pode ser facilmente carregado dentro da mochila.

• Por ser um instrumento pequeno e com uma projeção sonora curta, é interessante para ritmos com uma levada mais rápida, pois a ressonância das notas permite que o som fique “embolado”.

CONTRAS:

• Vale ressaltar que, por ser o menor instrumento da família, o espaçamento das casas é bem reduzido, o que pode ser um obstáculo a mais para quem estiver começando a aprender e tiver a mão grande ou os dedos mais gordinhos.

• Nível: iniciante

• Tamanho: 38 a 40 cm

• Trastes: 12 a 17

2. UKULELE CONCERT

É o modelo mais utilizado, depois do soprano. Criado em 1920 como uma opção um pouco maior, o Concert possui o braço mais longo, o que resulta num timbre mais alto e grave.

PRÓS:

• Por ser um instrumento de tamanho mediano, possui um espaçamento maior entre as casas. Isso pode ser bem interessante para quem possui a mão grande e está prestes a começar a aprender, já que proporciona uma maior mobilidade na hora de tocar.

• Possui uma sonoridade intermediária em relação ao Soprano e ao Tenor (que veremos logo a seguir), ou seja, sua projeção sonora não é tão curta e nem tão encorpada. Sendo assim, é uma boa opção para quem está na dúvida entre os modelos, pois agrega um pouco das características de ambos.

CONTRAS:

• Não é muito indicado para as crianças. Geralmente, é adquirido por pessoas em nível intermediário ou avançado no instrumento, pois possui mais casas que o Soprano, e com espaço maior entre os trastes.

• Tamanho: 58 cm

• Trastes: 15 a 20

3. UKULELE TENOR

É o modelo ideal para quem curte potência sonora e arranjos dedilhados.

Possui um corpo de ressonância maior, o que lhe permite maior projeção do som, e um timbre mais grave e encorpado.

PRÓS:

• Sua sonoridade mais robusta, é excelente para execução de solos, usando notas mais prolongadas, vibratos e um ritmo mais cadenciado.

• Dependendo do tamanho da mão e da grossura dos dedos, pode proporcionar maior mobilidade ao tocar.

CONTRAS:

• Por conta do seu tamanho, não é um modelo tão confortável para as crianças.

• Tamanho: 66 cm

• Trastes: a partir de 17 cm

4. UKULELE BARÍTONO

Conhecido como o “irmão mais velho” da família, esse é o maior modelo de ukulele já fabricado, e também o que mais se aproxima do violão.

PRÓS:

• Pra que já está familiarizado com o violão, o Barítono pode ser uma ótima opção. Sua afinação é a única que se diferencia das demais, Sol maior com sexta (G6), exatamente igual à afinação padrão do violão. Isso significa que muitos acordes são os mesmos do violão.

• Com o timbre bem encorpado é perfeito para vibratos, notas longas e ritmos mais lentos.

CONTRAS:

• Possui o espaçamento das casas ainda maior do que o Tenor. Sendo assim, também não costuma ser indicado para as crianças e alunos iniciantes.

• Tamanho: 76 cm

• Trastes: 17 a 20

• Afinação: Padrão G6

4ª corda - D ——————————————

3ª corda - G ——————————————

2ª corda - B ——————————————

1ª corda - E ——————————————

EXTRA!

Existe também um modelo bastante estiloso, conhecido como “Ukulele Abacaxi”.

Apesar de ter o mesmo tamanho, possui uma sonoridade um pouco mais “encorpada” em relação ao tradicional ukulele soprano, devido ao formato peculiar da sua caixa de ressonância.

AS MARCAS MAIS INDICADAS:

É uma das marcas mais conhecidas e indicadas por músicos profissionais. A empresa é especializada na produção de ukuleles, o que reforça ainda mais a qualidade dos instrumentos.

Famosa por fabricar guitarras e violões, a Tagima também produz ukuleles. Um ponto importante a se considerar é que, sendo uma empresa nacional, seus produtos costumam ter um maior custo-benefício.

Fabricante da Indonésia, é a marca que atualmente possui os preços de ukuleles mais acessíveis.

Com preços populares e variedades de modelos, essa marca que vem conquistando espaço no mercado brasileiro.

E aí, já escolheu o seu modelo???