top of page
  • Equipe CG

ELVIS PRESLEY: O MAIOR ÍCONE DO ROCK DE TODOS OS TEMPOS

Considerado o maior ídolo do Rock’n’roll de todos os tempos, Elvis Presley entrou para a história como o “Rei do Rock”, por sua voz inconfundível, músicas marcantes e performances energéticas.


Com o seu violão, foi pioneiro do rockabilly, uma fusão da música country com o rhythm and blues. Protagonizou em sua carreira, episódios memoráveis, até se tornar a grande revelação musical do século XX.


Conheça um pouco mais sobre a história desse aclamado cantor, ator, músico e compositor norte-americano.



Nascido em 1935 no Mississipi, Estados Unidos, Elvis Presley era filho de Vernon e Gladys Presley. Passou sua infância em Memphis, no Tennessee, na companhia do violão que ganhou de presente do pai.


Elvis cresceu sob forte influência da música country, das canções gospel que cantava na igreja e do rhythm and blues. Conquistou o segundo lugar em um concurso de novos talentos na "Feira Mississippi-Alabama", em 1945.


De família pobre, trabalhou como lanterninha de cinema e caminhoneiro.


Gravou algumas canções de forma experimental, mas a sua carreira musical teve início oficialmente em 1954, na Sun Records com o produtor Sam Phillips. Ambos tinham como objetivo levar o som da música afro-americana para um público mais amplo.


Em 1956 lançou pela gravadora RCA Victor seu primeiro disco, o compacto “Elvis Presley”, que ocupou os primeiros lugares nas paradas de sucesso. Em 1958, foi convocado para o exército e só retomou seu trabalho musical, dois anos depois.


Participou de vários filmes, entre eles “Love me Tender” (1956), "Fun in Acapulco" (1963) e "Viva Las Vegas" (1964). Atuando ao todo, em 33 filmes de sucesso.


Suas apresentações no rádio e na televisão quebravam recordes. Suas roupas extravagantes, sua notável beleza e sua maneira exagerada de rebolar, provocavam reações histéricas nas plateias, valendo-lhe o apelido de “Elvis the Pelvis”.


Elvis casou-se em 1967 com Priscilla Presley, com quem teve apenas uma filha, Lisa Marie Presley. O casal se separou pouco tempo depois, em 1973.


No mesmo ano, se tornou o primeiro artista solo a ter um show transmitido ao vivo em todo o mundo, o “Aloha from Hawaii”. Nos anos 70, Elvis realizou grandes shows e se apresentou em Las Vegas por várias temporadas.


No auge da carreira surgiram sérios problemas de saúde, consequentes de seu sobrepeso e o abuso de drogas e medicamentos controlados.


No dia 21 de junho de 1977, fez seu último show em Los Angeles. Sua morte ocorreu 2 meses depois, aos 42 anos de idade, após uma disfunção cardíaca, que surpreendeu o mundo, causando grande comoção.


As gerações musicais seguintes, sem dúvida alguma, foram profundamente influenciadas por Elvis Presley. Ele foi um dos maiores ícones culturais do século XX.


Elvis recebeu 3 Grammys, e aos 36 anos ganhou o Grammy Lifetime Achievement Award. Foi incluído em diversos “Rock and Roll Hall of Fame” e foi o artista que permaneceu por mais tempo no topo da Billboard 200, no ano de 1957.


Algumas de suas canções ficaram mundialmente famosas e se tornaram verdadeiros hinos, como:


• "Heartbreak Hotel" (1956);

• “Love Me Tender” (1956);

• “Hound Dog” (1956)

• “I Got a Woman”(1956);

• “Jailhouse Rock” (1957);

• “Can’t Help Falling In Love” (1961);

• “Suspicious Minds” (1969);

• “Bridge Over Troubled Water” (1970);

• “Always On My Mind” (1973);

• “My Way” (1973);


Elvis vendeu mais de 1 bilhão de álbuns em todo o planeta, e até hoje é o artista que mais vendeu discos/CDs na história da música, com 110 certificações de ouro, platina e multiplatina.


Sua personalidade marcante ficou registrada na célebre frase:


“A música deve ser algo que faz com que você se mexa por dentro ou por fora.” (Elvis Presley)


bottom of page