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9 BENEFÍCIOS DA DANÇA PARA O CORPO E PARA A MENTE

Manter-se em movimento traz inúmeros benefícios, tanto para saúde do corpo como para a nossa mente. A dança pode ser uma alternativa leve e divertida, além de ser uma excelente aliada do bem-estar e da autoestima. Bora mexer?!




Confira os ganhos que essa prática pode trazer para a sua vida!



1 - FAVORECE A QUEIMA DE CALORIAS


Não importa se é ballet clássico ou zumba: estima-se que 1 hora de dança queime pelo menos de 300 a 400 calorias. Algumas modalidades podem fazer você perder até 700 calorias em 1 hora.


Muitas pessoas adiam o início de uma atividade física porque não gostam de academia. Se esse é o seu caso, saiba que 1 hora de zumba pode queimar até 1000 calorias, enquanto a dança de salão queima em média 300. Ou seja, é possível sim se divertir enquanto você dança o seu ritmo favorito e ao mesmo tempo eliminar os quilinhos a mais.



2 - MELHORA A POSTURA


Outro benefício da dança é o trabalho que ela faz no eixo da coluna vertebral, ao mesmo tempo em que fortalece os músculos do core (o centro do corpo na região do tórax). Isso melhora o alinhamento das vértebras e a postura.



3 - FORTALECIMENTO DA MUSCULATURA E DOS OSSOS


Quando você começa a praticar qualquer modalidade da dança, as mudanças no corpo são visíveis. Cada estilo de dança trabalha com diferentes grupos musculares como o dos membros inferiores, do abdômen e das costas. Ou seja, com o tempo a musculatura fica mais forte, diminuindo a ocorrência de lesões.


Ballet, street dance, funk e zumba, por exemplo, trabalham com o corpo todo. Saltos, piruetas e os movimentos rápidos fortalecem o tônus muscular da panturrilha. A dança do ventre trabalha mais a cintura, quadris, costas e pernas.


A dança também auxilia no fortalecimento dos ossos. Quando nos movimentamos, as células ósseas enviam um estímulo para o cérebro, que dá o comando para a produção de mais massa óssea, fortalecendo os ossos e prevenindo a osteoporose.



4 - SISTEMA CARDIORESPIRATÓRIO MAIS RESISTENTE


Dançar 30 minutos por pelo menos 3 vezes na semana faz aumentar a frequência cardíaca. O coração a bombeia mais sangue para o corpo e os músculos, aumentando o ritmo da respiração. Todas as células do corpo recebem uma melhor oxigenação. Essa melhora no sistema cardiorrespiratório previne doenças crônicas, como a hipertensão, além de aumentar nossa disposição e energia.



5 - LIBERAÇÃO DE SEROTONINA E ENDORFINA


A prática de exercícios físicos por pelo menos 40 minutos faz com que o cérebro libere serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados às sensações de bem-estar e felicidade, o que reduz o estresse e a ansiedade e estabiliza nosso humor. Portanto, dançar nos deixa mais felizes e tranquilos!


A dança é uma excelente aliada contra a depressão. É possível usá-la como canalizador de emoções negativas, assim conquistando mais controle e saúde emocional. Dançar nem que seja por 10 ou 15 minutos vai melhorar e muito a sensação de bem-estar e felicidade.



6 - ALIVIA DORES MUSCULARES


Dores musculares nas costas, no pescoço e nos ombros são queixas comuns, principalmente para quem trabalha muitas horas no computador. A dança relaxa esses músculos por meio dos alongamentos, do fortalecimento muscular e da melhora da postura. A consequência é a diminuição do incômodo, e os praticantes de ballet adulto são os principais beneficiados.



7 - MELHORA A AUTOESTIMA E DESENVOLVE A AUTOCONFIANÇA


A dança promove o convívio social e a melhora da autoestima.


Você já se perguntou por que geralmente as aulas de dança são feitas em frente ao espelho? Ao se olhar de frente enquanto dançamos, adquirimos mais consciência corporal e desenvolvemos a nossa autoconfiança.



8 - TRABALHA A FLEXIBILIDADE


Os alongamentos da dança melhoram a flexibilidade em todo o corpo, ajudando a diminuir dores e problemas posturais.


Eles criam um “espaço maior” entre articulações e musculatura, promovendo uma recuperação mais rápida e saudável nas situações do dia a dia.


Quando você dança todo o seu organismo funciona melhor. Tudo isso pode ser resumido em apenas uma palavra: saúde.



9 - ESTIMULA A MEMÓRIA E A COORDENAÇÃO MOTORA


Os movimentos repetitivos de uma coreografia, ou uma simples sequência de passos, trabalham positivamente o nosso hipocampo, região do cérebro responsável por armazenar as memórias. Modalidades como a dança de salão, por exemplo, são ótimas para quem também busca melhorar a coordenação motora e a concentração.


Bora Dançar?!


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