• Diego Vivan

A MÚSICA EM NOSSAS VIDAS

A música tem um grande impacto no nosso dia-a-dia. Ela tem a capacidade de promover satisfação, energia, calma... Ou seja, ela é sem dúvida a melodia de nossas vidas!


Existem três elementos essenciais na música: palavras, harmonia e ritmo. As três juntas, em sintonia, têm a capacidade de transformas vidas e de escrever lindas histórias.

Não é por acaso que a música tem poder terapêutico, de cura! Ouvir música pode diminuir os sintomas da depressão! Ela é reconhecida por pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, principalmente em questões direcionadas para o pensamento.

A música ativa o centro de prazer do cérebro, assim como o sexo e o chocolate, liberando uma substância chamada dopamina, que causa uma sensação de bem-estar. Por diminuir o estresse, uma boa canção permite que o corpo fique mais relaxado, possibilitando que o sistema imunológico trabalhe no seu potencial máximo.

A música não faz parte apenas do universo daqueles que cantam ou tocam algum instrumento. Ela está ao alcance de qualquer indivíduo, até mesmo daquelas que por deficiência auditiva não podem ouvi-la, mas, sentem suas vibrações.

As canções tem a disposição de marcar momentos. Ela tem a capacidade de eternizar algo importante ou significativo que possa ter acontecido em nossas vidas. Quando ouvimos uma canção, automaticamente ela nos lembra alguém, algum lugar ou situação. E isso nos traz proximidade, mesmo que em pensamento. Cada pessoa terá uma diferente percepção de uma mesma música, já que isso depende do seu relacionamento com a mesma.

A música tem esse poder, democrático, de agradar as mais diferentes classes, os diferentes gostos e de fazer com que todas essas extremidades resultem no aparecimento da emoção do indivíduo em um determinado momento. Ouvir música pode ser uma terapia, e também uma forma de autoconhecimento e de autodesenvolvimento. A Música pode te ajudar a enfrentar os desafios do seu dia a dia, promover sensações, equilíbrio, e perpetuar momentos.


#música #bemestar