• Equipe CG

CUIDADOS COM O VIOLINO

Para que você consiga alcançar o som desejado, e extrair o melhor do seu instrumento, é fundamental manter alguns cuidados básicos, que preservam a integridade e longevidade do seu violino.


Confira a seguir!

1. Não exponha o violino a climas extremos. Climas muito secos ou com alta umidade, podem ocasionar rachaduras na madeira e o empenamento do braço do instrumento.


2. Limpe o corpo e as cordas do instrumento com um pano ou flanela limpa, macia e seca, principalmente após o uso. É importante remover a poeira de breu e a oleosidade corporal.


3. Nunca use água, álcool ou solventes na limpeza do violino. Esses produtos podem tirar o verniz do instrumento e danificar a estrutura de madeira.


4. Aplique resina (breu) na crina do arco, sempre que for tocar. O breu tem a função de gerar aderência entre a crina do arco e as cordas do instrumento, o que possibilita a emissão do som.


5. Guarde o violino e o arco em um case apropriado. Não se esqueça de remover o apoio de ombro ou a almofada antes de guardar o instrumento.


6. Invista em um case de qualidade, feito de materiais fortes e duráveis por fora, e um estofamento macio por dentro, para não danificar o verniz ou a pintura do violino. É importante que o case possua formas de prender o braço do violino, isso é de extrema importância para quando for transportá-lo, evitando riscos e pancadas. Obs: Certifique-se de que os zíperes, travas ou fechos estejam bem fechados.


7. Afrouxe a crina do arco antes de guardá-lo. Deixar tensão desnecessária em no arco pode danificar sua curvatura delicada.


8. Não toque o instrumento com as mãos sujas ou úmidas, isso pode ocasionar a oxidação das cordas e prejudicar a qualidade do som.


9. Não deixe o seu instrumento apoiado em qualquer lugar. O violino é um instrumento delicado, portanto, quedas ou batidas podem ocasionar danos graves em sua estrutura.


10. Jamais tente fazer reparos no instrumento por conta própria. Caso precise trocar as cordas ou fazer alguma outra manutenção, leve o seu violino a um luthier especializado.



Agora que você já sabe dos cuidados necessários com o seu instrumento, bora colocar em prática?!



#violino #cuidados #dicas