“A música está entre as primeiras experiências sociais da criança. De fato, as crianças são sensíveis à música antes do nascimento.” (Shetter)
Conforme já mencionamos em publicações anteriores, a música tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança.
Selecionamos as músicas infantis mais conhecidas de todos os tempos, para você relembrar e compreender o real significado por trás de cada uma delas. Descubra por que elas são tão importantes no amadurecimento dos pequenos há tantas gerações!
1. O SAPO NÃO LAVA O PÉ
“O sapo não lava o pé
não lava porque não quer
ele mora lá na lagoa
não lava o pé porque não quer
mas que chulé!”
A letra ensina para as crianças, a importância da higiene e do autocuidado. Na cantiga, o sapo ganha características humanas e os pequenos facilmente se identificam, partilhando com ele o desejo de deixarem os hábitos de limpeza de lado.
No último verso, é revelado o resultado da decisão tomada pelo sapo, mostrando a consequência para as crianças, caso resolvam fazer a mesma escolha.
Palavras-chave: higiene, autocuidado, escolha, causa e efeito.
2. O CRAVO BRIGOU COM A ROSA
“O cravo brigou com a rosa,
Debaixo de uma sacada,
O cravo saiu ferido,
E a rosa despedaçada.
O cravo ficou doente,
A rosa foi visitar,
O cravo teve um desmaio,
E a rosa pôs-se a chorar.”
Essa canção que transpôs gerações retrata as idas e vindas de um casal de namorados.
Ao ouvir a letra, a criança aprende de forma leve, que existem divergências nas as relações amorosas, momentos bons e ruins, e que isso faz parte da convivência. A canção mostra a partir de um cenário triste, a reconciliação, e que o amor verdadeiro pode superar determinados conflitos.
Palavras-chave: convivência, divergências, relacionamento, amor, superação, perdão.
3. BRILHA BRILHA ESTRELINHA
“Brilha, brilha, estrelinha
Lá no céu pequenininha
Solitária se conduz
Pelo céu com tua luz
Brilha, brilha, estrelinha
Lá no céu pequenininha
Brilha, brilha, estrelinha
Lá no céu pequenininha.”
A letra ensina a criança a desenvolver uma percepção maior em relação ao espaço físico que a cerca, e perceber que ela faz parte de um universo, de um sistema muito mais amplo do que imagina. Os versos estimulam os pequenos a olharem para o céu, e notarem toda sua beleza e grandiosidade.
Outro ponto importante é que, como a personagem retratada na música é uma estrela solitária, a criança é introduzida ao conceito de solidão de maneira positiva, em que a pequena estrela, mesmo sozinha, é capaz de espalhar luz na imensidão do céu.
Palavras-chave: universo, solidão, beleza, imensidão, potencial.
4. CASA
“Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto não tinha nada
Ninguém podia entrar nela não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque pinico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos número zero.”
A canção dá vida a uma casa estranha, completamente vazia, onde tudo se encontra em falta. Há quem diga que a letra faz com que a criança passe a valorizar o que tem dentro da sua própria casa, a partir da ausência de objetos no local cantado.
“Casa” é um clássico de Vinicius de Moraes, lançado nos anos 60, publicada no livro “A Arca de Noé”, que ultrapassou a barreira do tempo, encantando crianças até os dias atuais. Os versos viraram música nos anos 80, na voz de Toquinho.
Curiosidade: A casa retratada na obra de fato existiu. Ela estava ligada a um projeto do artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró, amigo de Vinicius de Moraes.
Vilaró decidiu construir sozinho uma casa / atelier, na cidade de Punta Ballena, em 1958. Como ergueu o projeto do zero, de modo independente, o espaço esteve permeado pela falta de estrutura, durante muito tempo.
Palavras-chave: simplicidade, valor, gratidão, lar, família.
5. A CANOA VIROU
“A canoa virou
Pois deixaram ela virar
Foi por causa de Maria
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava Maria
Do fundo do mar
Siri pra cá,
Siri pra lá
Maria é bela
E quer casar.”
Essa cantiga de roda serviu de trilha sonora para uma série de brincadeiras infantis. Através da letra, a criança aprende a interagir socialmente, uma vez que os nomes das crianças envolvidas podem ser inseridos ao longo da letra.
A canção também tem um efeito moral, porque desenvolve a noção de causa e consequência (a canoa virou porque quem deveria remá-la não o soube fazer), reforçando assim a importância do senso de responsabilidade e do trabalho em equipe.
Palavras-chave: socialização, causa e efeito, responsabilidade, trabalho em equipe.
6. MARCHA SOLDADO
“Marcha soldado
Cabeça de papel
Quem não marchar direito
Vai preso no quartel
O quartel pego fogo
Policia deu sinal
Acode, acode, acode a bandeira nacional.”
Num contexto geral, a letra representa o conceito de ordem e a existência de uma hierarquia. A partir daí, apresenta à criança a importância da disciplina e da obediência aos seus superiores (os pais). Mostra que, o não cumprimento de seus deveres pode acarretar em consequências indesejáveis.
A segunda parte da letra, conta que “o quartel pegou fogo e é preciso salva-lo”. Nesse trecho a criança aprende a proteger e zelar pelo bem comum, além de estimular o amor à pátria, através do respeito e preservação da bandeira nacional.
Palavras-chave: ordem, respeito, hierarquia, zelo, disciplina e patriotismo.
7. SE ESSA RUA FOSSE MINHA
“Se essa rua
Se essa rua fosse minha
Eu mandava
Eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas
Com pedrinhas de brilhante
Só pra ver
Só pra ver meu bem passar.”
Essa popular cantiga de roda ensina a criança, em primeiro lugar, a diferenciar o espaço público do espaço privado. Os versos também falam sobre o amor e o nosso desejo de proporcionar um mundo melhor para aqueles que amamos.
Ao ouvir a letra os pequenos percebem que, não podemos fazer tudo àquilo que queremos, mas podemos almejar uma realidade melhor.
Palavras-chave: espaço, respeito, amor, carinho, limite, consideração, generosidade, um mundo melhor.
8. BOI DA CARA PRETA
“Boi, boi, boi
Boi da cara preta
Pega esta criança que tem medo de careta
Não, não, não
Não pega ele não
Ele é bonitinho, ele chora coitadinho.”
Essa canção de ninar ensina a criança a ser forte e corajosa, e não temer ao se deparar com algo inesperado, inoportuno ou aparentemente assustador.
Ao mesmo tempo em que parece “ameaçar” de alguma forma a criança que ouve, a canção do “Boi da cara preta” demonstra empatia. Quem canta, sente compaixão pelas lágrimas da criança retratada na música.
Palavras-chave: coragem, força, empatia, compaixão.
9. NÃO ATIRE O PAU NO GATO
“Não atire o pau no gato (to-to)
Porque isso (Isso-Isso)
Não se faz (faz-faz)
O gatinho (nho-nho)
É nosso amigo (go-go)
Não devemos maltratar
Os Animais
Miau!”
A letra acima é a versão adaptada - há quem diga “politicamente correta” - de uma canção popular, entoada por muitas gerações: “Atirei o pau no gato”.
A nova canção ensina as crianças a respeitarem os animais e desenvolverem uma relação de afeto e carinho com os bichinhos.
Palavras-chave: respeito, afeto, compaixão, natureza, amor aos animais.
10. CIRANDA CIRANDINHA
“Ciranda cirandinha
vamos todos cirandar!
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar...”
Essa é uma das músicas mais conhecidas entre as crianças, há gerações. Com uma letra genuinamente simples, a importância da canção não está propriamente no ensinamento presente nos versos, mas sim nas interações sociais que a música promove.
“Ciranda cirandinha” é habitualmente uma música cantada em conjunto, durante uma brincadeira de roda, o que proporciona às crianças uma interação lúdica, onde comungam uns com os outros.
Esse tipo de canção coletiva ajuda no desenvolvimento físico da criança, uma vez que melhora a expressão corporal, a fala, e estimula a comunicação com as outras crianças e também com o adulto que comanda a brincadeira.
Palavras-chave: interação, harmonia, espírito de grupo, expressão corporal, comunicação.
Se lembra dessas canções? Deu até saudades das brincadeiras da infância né?!
Então, bora compartilhar esses bons ensinamentos e criar memórias alegres para os seus pequenos!
Referências: Dr. Rebeca Fuks, especialista em Estudos da Cultura.
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