• Equipe CG

A ARTE DE CANTAR: PRÁTICA OU TALENTO?

Qualquer pessoa pode cantar ou é uma questão de talento? Leia e descubra!



Qualquer pessoa pode cantar? E se não tiver talento? São tantas dúvidas que podem surgir e fazer a gente desistir antes mesmo de começar.


Mas a verdade é que se você tem cordas vocais e o mínimo de percepção musical, pode sim aprender a cantar, pois o canto não é um dom, mas o resultado da perseverança, treino e a habilidade de se autocorrigir.


Em uma matéria para o site americano "The Conversation", a vocalista, oradora e professora da Southern Cross University, Austrália, Dra. Leigh Carriage afirma que 98,5% da população pode cantar.


Apenas 1,5% tem dificuldade de diferenciar notas, tonalidades ou ritmos. Mas mesmo nesses casos, é possível desenvolver a percepção musical com o estudo e a prática de técnicas adequadas que garantam a saúde da voz.


Os exemplos são vários. Contando o que viu na prática, a Dra. Leigh relata:


"Há alguns anos, dei aulas particulares para uma mulher que queria cantar no aniversário do marido, porém tinha apenas seis meses para se preparar. Ela era incapaz de alcançar as notas com precisão, mas vinha às aulas todas as semanas e praticava com incrível diligência. O que faltava em habilidade natural, ela compensava em paixão e esforço. Em seis meses ela estava acertando o tom e cantando com técnica e precisão. E o mais importante, se ela cantasse uma nota incorretamente, era capaz de perceber e se corrigir. No final, ela cantou a música para sua família e todos ficaram surpresos e felizes com o resultado." (https://theconversation.com/can-anyone-learn-to-sing-for-most-of-us-the-answer-is-yes-94414)


A Dra. Leigh concluiu que sem a prática, mesmo quem tem um "talento natural" não conseguiria desenvolver a habilidade do canto. Não se trata de parecer bom, mas sim ir além, superar dificuldades, aprimorar-se e desenvolver a técnica preservando a saúde vocal. Por isso é importante também a escolha do professor que irá direcionar, corrigir e indicar os melhores caminhos.


Se você acha que não tem o "talento natural", mas gosta de cantar, já pode começar a praticar. Nossa escola disponibiliza o curso de canto individual, onde você irá desenvolver sua percepção musical, técnica vocal e comprovará que "a prática leva à perfeição".


Vá além! Faça já sua matrícula e arrase no canto!


#música #canto #prática #talento #saúde #voz