• Equipe CG

OS TIPOS DE VIOLINO

O violino pode ser um ótimo ponto de partida para quem deseja desvendar o universo da música clássica.


É um instrumento leve, relativamente prático de se manusear e de fácil aprendizado teórico, já que suas partituras são escritas na tradicional clave de Sol.

Mas, antes de adquirir o seu instrumento, é importante conhecer os modelos existentes e qual a melhor opção dentro das suas necessidades e objetivos.


Para te ajudar nessa missão, apresentamos os 3 tipos de violinos existentes, e as suas principais características!



VIOLINO ACÚSTICO

Os violinos acústicos são os modelos tradicionais e também os mais conhecidos.


São compostos de madeira, com amplificação natural. Através do corpo oco, o som é reverberado pelos orifícios em forma de f, localizados paralelos às cordas do instrumento.


Sem dúvida, os modelos acústicos oferecem a melhor representação sonora, sem efeitos que possam disfarçar dificuldades técnicas na hora de aprender a tocar. Esse é um dos principais motivos para que os professores recomendem esse tipo de violino para os alunos iniciantes.


Assim como os demais tipos de violino, o preço do instrumento aumenta conforme a sua qualidade. Existem modelos mais simples, que não chegam a R$500, até preciosidades que podem custar milhares de dólares.


As marcas mais recomendadas são: Spring, Hofma e Eagle.



VIOLINO ELÉTRICO


Os violinos elétricos são instrumentos de corpo sólido, com o som artificialmente produzido, projetados para estilos musicais mais modernos e performances mais criativas.


O som é amplificado por meio de uma saída “jack”, que permite a prática silenciosa através de fones de ouvido. É ideal para quem mora em apartamento e curte estudar música de madrugada.


Enquanto o violino acústico é mais utilizado em orquestras e em performances de música erudita, o violino elétrico atende bem às necessidades da música popular. Se você curte gêneros como jazz, rock, country ou gospel, os violinos elétricos oferecem uma gama de recursos criativos.


Assim como a guitarra, o teclado, entre outros instrumentos elétricos, o violino elétrico possui efeitos e pedais que podem expandir as opções timbrísticas do instrumento.


As marcas mais recomendadas são: Eagle, Yamaha, Zion e Aurora.



VIOLINO ELETROACÚSTICO

Os violinos eletroacústicos reúnem o melhor dos dois mundos, ao combinar a aparência e o som tradicionais de um instrumento acústico, com as características e diversidades de um violino elétrico.


Seu corpo é oco e tem a opção de funcionar com ou sem amplificação. Embora um violino eletroacústico não permita uma prática silenciosa, é adequado aos músicos que gostam tanto do repertório erudito quanto popular.


Além disso, possibilitam produzir sons criativos e diferentes efeitos, sem perder o timbre natural do instrumento.


Os modelos eletroacústicos são muito versáteis e recomendados para o uso em diferentes ambientes e configurações de grupos musicais.


Existem duas marcas referências no mercado: Astonvilla e Stentor.



DICAS EXTRAS:


Você sabia que o tamanho do violino pode influenciar na sua performance?


Neste post, você conheceu os três tipos de violinos. Mas, antes de comprar o seu instrumento, vale a pena conversar com o seu professor para saber o tamanho mais adequado à sua fisiologia. Embora os adultos sejam aconselhados a treinar no padrão full size, pode ser que no seu caso seja indicado um tamanho menor, pelo menos inicialmente.


Também é interessante falar com vendedores de lojas especializadas que poderão te dar várias dicas e sugestões, inclusive em relação ao custo- benefício do instrumento.



#violino #tiposdeviolino #modelos #marcas #dicas