• Diego Vivan

HOMENAGEM CG: TARCÍSIO MEIRA

Tarcísio Meira escreveu seu nome na história da dramaturgia brasileira!

Nascido em 05 de outubro de 1935, na cidade de São Paulo, Tarcísio Pereira de Magalhães Sobrinho, popularmente conhecido como Tarcísio Meira, teve uma carreira de mais de seis décadas na televisão, cinema e teatro. Além de dezenas de novelas e minisséries, o aclamado ator participou de 22 longas-metragens, além de 31 peças de teatro ao longo de sua carreira.

Um dos principais ícones da dramaturgia do país, Tarcísio Meira marcou história. Ele começou a carreira artística no final dos anos 1950 no teatro, em peças como “Chá e Simpatia” e “Quando as paredes falam”, ambas em 1957. O ator estreou na TV Tupi em 1959 no teleteatro “Noites Brancas”. Em 1961 contracenou pela primeira vez com a atriz Glória Menezes em “Uma Pires Camargo”. Os dois se casaram no ano seguinte. Eles são pais do também ator Tarcísio Filho.

Tarcísio Meira foi o protagonista da primeira novela diária do país, "2-5499 Ocupado" (TV Excelsior, 1963).  Ele ainda interpretou dezenas de personagens em novelas, muitos deles inesquecíveis, como João Coragem, em "Irmãos Coragem", Renato Vilar, em "Roda de fogo", e Capitão Rodrigo, em "O tempo e o vento". Tarcísio também foi considerado o “galã” da televisão brasileira durante décadas.

Tarcísio Meira faleceu no último dia 12 de agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência das complicações da covid-19.

CURIOSIDADES:

• Antes de se tornar ator, Tarcísio queria ser diplomata na adolescência. Desistiu da ideia ao ser reprovado na primeira prova que fez, em 1957.

•

• Tarcísio Meira adotou o seu nome artístico, por ter 13 letras, assim como o de Glória Menezes, com quem foi casado por 59 anos.

•

• Em 1963 atuou em seu primeiro filme, “Casinha pequenina”, com Mazzaropi.

•

• Tarcísio e Glória marcaram a teledramaturgia brasileira ao atuarem juntos, em 1972, no especial “Meu primeiro baile”, no primeiro programa gravado em cores e exibido na televisão, pela Rede Globo.

•

• Protagonizou, dirigiu e co-produziu, em 1988, a série “Tarcísio & Glória”, em mais uma grande parceria com a esposa.

•

• No ano de 2005, venceu ao lado de Glória, o Troféu Oscarito, do Festival de Cinema de Gramado, em reconhecimento à carreira.