Leonardo Da Vinci foi um dos maiores expoentes do Renascimento, movimento cultural, intelectual e artístico que marcou a transição entre a Idade Média e a Modernidade.
Leonardo Da Vinci foi um dos maiores expoentes do Renascimento, movimento cultural, intelectual e artístico que marcou a transição entre a Idade Média e a Modernidade.
Muitas de suas obras ficaram inacabadas ou se perderam. Nelas é visível a importância dos contrastes entre luz e sombra e principalmente do movimento.
Nasceu em 1452 na província de Vinci, que originou seu nome. Começou a se destacar no desenho, pintura e engenharia ainda na infância. Em Florença, trabalhou como aprendiz no atelier do pintor e escultor Andrea del Verrocchio.
Seu primeiro trabalho importante foi pintar os anjos e a paisagem à esquerda na tela O Batismo de Cristo, de Verrocchio.
Da Vinci também foi um gênio em diversas áreas do conhecimento, como engenharia, matemática, urbanismo, mecânica, cartografia, anatomia, poesia, música, botânica, etc. Fez o projeto completo de urbanização de Milão, incluindo a rede de canais, o sistema de irrigação e abastecimento de água.
Também é conhecido como o percursor da aviação e da balística, além de ser um dos primeiros a estudar erosão e deposição de sedimentos devido à ação dos rios.
Aos 25 anos juntou-se aos artistas que trabalhavam para Lourenço de Medici, governante de Florença.
Com 30 anos, em 1482, transferiu-se para Milão, onde iniciou a obra “A Dama com Arminho”, o famoso retrato de Cecília Gallerani, amante de Ludovico Sforza, duque de Milão.
Em 1497, após três anos de trabalho, Leonardo concluiu a obra “A Última Ceia”, um enorme afresco no Convento de Santa Maria delle Grazzie, em Milão, que retrata Jesus ao lado dos 12 apóstolos.
Em 1507 concluiu a “Mona Lisa”, ou “La Gioconda”, um dos quadros mais famosos e enigmáticos da história da arte mundial, atualmente exposto no Museu do Louvre como a principal atração turística.
Trata-se do retrato de Lisa del Giocondo que foi encomendado por seu marido, um rico comerciante de seda. Porém, cientistas acreditam que a obra, na verdade, é um autorretrato de Da Vinci. Esta teoria baseia-se no estudo da análise digital das características faciais do rosto de Leonardo e os traços da modelo da obra.
No período que residiu em Roma, Da Vinci se aprofundou nos estudos de matemática, óptica e anatomia, sendo acusado por dissecar cadáveres. Na época, essa prática era considerada crime e pecado.
Através de seus desenhos, deixou importantes registros. A gravura “Homem Vitruviano”, retrata as proporções perfeitas do corpo humano, e está exposta na Gallerie dell’Accademia, em Veneza.
Leonardo Da Vinci viveu seus últimos anos no Castelo de Cloux, na França. Morreu em 1519 aos 67 anos, deixando grandes contribuições para o conhecimento e desenvolvimento humano.
Muitos fatos curiosos são atribuídos a ele:
Era um ótimo tocador de lira;
Costumava comprar animais enjaulados para libertá-los depois;
Foi preso aos 24 anos de idade, por ser homessexual, opção considerada crime na época.
Era ambidestro, descoberta feita através de um estudo na Galleria degli Uffizi, em Florença;
Era detestado pelo artista Michelangelo, seu rival, que certa vez o provocou ao vê-lo na rua.
As principais obras de arte atribuídas ou com participação de Da Vinci são:
O Batismo de Cristo;
A Anunciação;
A Vírgem de Granada;
São Jerônimo;
Dama Com Arminho;
Adoração dos Magos;
Madona Litta;
Retrato de Um Músico;
A Última Ceia;
Salvator Mundi;
Santa Ana, a Virgem e o Menino;
Mona Lisa;
Virgem dos Rochedos;
São João Batista.
Conta pra gente: esse célebre artista te inspira a ir além?
Comments