• Equipe CG

OS TIPOS DE TECLADO

A principal característica do teclado eletrônico é sua capacidade de simular uma grande variedade de timbres digitais. Apesar de existir desde 1950, foi somente na década de 80 que se tornou um instrumento popular, no formato portátil, como conhecemos hoje.


Atualmente, existem 4 tipos diferentes de teclados, que são classificados a partir de suas funcionalidades e características específicas. Confira!

1. TECLADOS ARRANJADORES

São os modelos de teclados mais comuns e populares no Brasil. Possuem várias opções de timbres e acompanhamentos musicais automáticos em sua memória, podendo até simular uma banda completa de diferentes estilos, como: pop, jazz, rock, eletrônica, samba, bossa nova, entre outros. Por essa razão, são bastante utilizados por músicos solo.


Outro recurso interessante é a possibilidade de gravar acompanhamentos rítmicos em sua programação.


Geralmente são indicados para iniciantes no universo musical, pelo seu excelente custo e benefício. No mercado são predominantes os modelos de 61 teclas.


Se você curte brincar com timbres, ritmos e tecnologia, o teclado arranjador pode ser uma ótima opção.



2. TECLADOS SINTETIZADORES

A principal função desses teclados é reproduzir timbres artificialmente. Possuem uma variedade de recursos de edição, como: filtragem, alteração de frequências, modulação, efeitos, etc., por meio dos quais, é possível a criação de novos sons.


Diferentemente dos teclados arranjadores, não possuem acompanhamento automático.


Geralmente são instrumentos destinados ao mercado de músicos profissionais, que trabalham com gravações em estúdio ou com performances ao vivo.



3. TECLADOS WORKSTATIONS

São os modelos de teclados mais completos, excelentes para quem busca uma boa qualidade de som e recursos avançados.


São frequentemente utilizados em estúdios. Geralmente são destinados a músicos profissionais, para a composição e criação de arranjos musicais.


Possuem dispositivos de armazenamento de dados, como unidades de disquete, cartões de memória ou HDs, ou conexões que permitem o armazenamento externo, como portas USB.


Contam com extenso banco de timbres, permitindo a síntese de sons e sequenciadores para composições, arranjos de partes ou peças musicais completas. Alguns modelos mais atuais também possuem a função de sampler.


Comparado aos outros, este é o modelo mais caro, porém, contém mais funcionalidades. No mercado existem opções com 76 e 88 teclas.



4. TECLADOS CONTROLADORES

Geralmente são teclados menores, sem alto falantes ou opção de timbres, que não emitem som próprio.


Sua finalidade é controlar outros instrumentos, como baterias eletrônicas, softwares, instrumentos virtuais (VSTi), conectados a um computador, através de tecnologia MIDI (Interface Digital para Instrumentos Musicais).


Eles são muito usados em mixagens.



EXTRA - PIANOS DIGITAIS

Os pianos digitais são instrumentos eletrônicos projetados para reproduzir o som dos pianos acústicos, da forma mais fiel possível.


Mais modernos e compactos, possuem um custo mais baixo, se comparados aos pianos acústicos.


Suas teclas são projetadas para imitar a estrutura, as dimensões, o formato e o peso dos teclados de madeira. Alguns também possuem um sistema que simula a ação do mecanismo de martelos do piano tradicional, com o intuito de conferir o máximo de realismo.


Os pianos digitais geralmente dispõem de uma pequena variedade de timbres. Além do som de piano, alguns modelos oferecem amostras de cravo, piano elétrico, órgão ou cordas, por exemplo. Porém, não é comum que pianos digitais possuam acompanhamentos rítmicos.


A maioria dos modelos possuem teclados de 88 notas, que, além de igualar a tessitura do piano (Lá-2 a Dó7)


Se você gosta de piano e procura algo compacto, fácil de transportar, que possa tocar a noite sem incomodar ninguém, o piano digital é uma ótima opção. Mas se você tem espaço em casa e gosta do clássico som do piano acústico, você pode escolher entre o piano vertical ou de cauda!



CONCLUSÃO

Os teclados são instrumentos modernos, com funcionamento eletrônico, com a capacidade de reproduzir diversos sons.

Um bom músico com um bom teclado é capaz de simular uma produção completa, como num estúdio de gravação.

Esse instrumento versátil e multifuncional é uma ótima opção para quem gosta de explorar novos caminhos e colocar a criatividade em prática de forma musical.



#música #ficaadica #tiposdeteclado #teclado #piano #instrumento