top of page
  • Equipe CG

CONHEÇA O CRIADOR DO INCRÍVEL MÉTODO DE CONDICIONAMENTO FÍSICO: JOSEPH PILATES

O Pilates é um método praticado por milhões de pessoas. É considerado uma atividade física segura e eficaz, tanto para a saúde do corpo, quanto da mente. Leia e conheça a história do seu criador!



Em 1883, na cidade de Mönchengladbach, Alemanha, nascia Joseph Hubertus Pilates, criador do método Pilates de condicionamento físico.


Joseph foi uma criança de saúde frágil. Sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Filho de um ginasta e de uma naturopata, decidiu superar as adversidades, através do aprimoramento de sua saúde física.

Autodidata, estudou Anatomia, Física, Biologia, Fisiologia, Medicina Tradicional Chinesa e o movimento do corpo dos animais. Praticou diversas atividades físicas como: musculação, esqui, yoga, boxe, mergulho, kung fu e ginástica.


Aprendeu a trabalhar a respiração e se exercitava frequentemente ao ar livre. Aos 14 anos, com um corpo forte e sadio, posou como modelo para um atlas de anatomia.


Em 1912 mudou-se para a Inglaterra, onde se tornou boxeador profissional e ensinou a autodefesa aos detetives da Scotland Yard. Tornou-se artista circense, iniciando o conceito do “Power House”.


Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, as autoridades britânicas o confinaram em razão de sua nacionalidade alemã. Durante esse período, no campo de concentração de Lancaster, desenvolveu uma rotina de exercícios para sua saúde e dos outros presos.



Observando a dificuldade dos presos feridos, adaptou camas com molas nas cabeceiras e nos pés, possibilitando-lhes exercícios de resistência, dando origem a equipamentos como o Cadillac e o Reformer.


Em 1918, atuou como enfermeiro, atribuindo a sobrevivência dos soldados à epidemia de influenza, à execução dos exercícios por ele propostos, apesar de não haver na época, evidencias científicas que comprovassem essa relação.


Após a guerra, retornou à Alemanha para dar continuidade ao seu trabalho, instruindo figuras como o renomado coreógrafo Rudolph Laban, e o exército alemão.


Decepcionado com as condições do país mudou-se para os EUA, onde conheceu a enfermeira Anna Clara Zuener, sua futura esposa. Ao lado de Clara, colocou seu método revolucionário efetivamente em prática, inaugurando um estúdio em Nova York.


Alguns anos depois, seu trabalho conquistou renomados dançarinos como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins, que buscavam desenvolver força, postura ou reabilitar lesões.


Inicialmente chamado de “Contrologia”, o método de Pilates foca a consciência da respiração, alongamento muscular e o fortalecimento do centro do corpo para manter o equilíbrio e estabilizar a coluna.


Ele costumava dizer: “Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.”


Joseph publicou 2 livros: “Your Health” (1934) e “Return to Life Through Contrology” (1945).


Manteve o corpo em forma durante toda a vida, mesmo com idade avançada. Com sua morte, em 1967, seu método passou a ser chamado de “Pilates”, em sua homenagem.


A boa notícia é que você tem a oportunidade de conhecer e praticar esse incrível método aqui na Escola CG.

Marque uma aula experimental gratuita e pratique com a gente!



bottom of page