top of page
  • Equipe CG

CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS DE ARTESANATO

As artes manuais agregam diversas modalidades. Separamos os tipos de artesanatos mais conhecidos e acessíveis para você, que já curte ou que deseja ter o primeiro contato com essa arte, seja como hobby ou profissão.





#01 – DECOUPAGE



Esta é uma técnica que permite colar recortes de jornal, papel, revista, tecido ou até mesmo guardanapo no exterior de um objeto para torná-lo mais criativo e artístico. MDF, madeiras, pedras, vidros e metais fazem parte dos materiais que podem ser utilizados como superfície para seus recortes. Não é uma técnica difícil, e está entre os tipos de artesanato mais praticados e também um dos mais lucrativos.


Experimente recortar revistas ou jornais com tamanhos diferentes e cole sobre uma superfície, um sobrepondo o outro: o resultado é incrível.




#02 – ARTESANATO COM EVA


Esta é uma técnica com princípios simples. Trata-se de recortar pedaços de EVA e colar, criando diversas formas, como: pessoas, objetos, animais, flores, etc. Esse material permite inúmeras possibilidades, variando desde uma lembrança para aniversário até a decoração de um quarto inteiro.




#03 – BISCUIT


O Biscuit é uma arte delicada e uma ótima terapia. Trata-se da modelagem e criação de formas a partir da massa de porcelana fria. Esse tipo de artesanato tornou-se bastante popular e lucrativo, presente em diversos artigos, como: lembrancinhas para bebês, imãs de geladeira, decoração de potes e vidros, peças decorativa para festas, anéis para guardanapos, entre outros.




#04 – SABONETE ARTESANAL


Os sabonetes fazem parte dos artigos artesanais mais vendidos. Com fragrâncias maravilhosas e formas variadas, são produtos exclusivos que não se encontra no mercado. São excelentes presentes e podem ser usados para a higiene pessoal ou como peças decorativas.


Outro diferencial é que o sabonete artesanal é mais saudável à pele do que os sabonetes industrializados. Isso porque é composto por ingredientes naturais, como: óleos e extratos essenciais e glicerina para a base.




#05 – ARTESANATO EM FUXICO


Esse é um tipo de artesanato simples e que pode ser bastante lucrativo. Trata-se de fuxicar retalhos de tecidos, produzindo diversas formas. As formas mais comuns são as flores, mas juntando diversos fuxicos é possível criar, por exemplo: bonecas, animais, colares, chaveiros, colchas de cama, tapetes, etc. O importante é usar a criatividade.




#06 – ARTESANATO COM MATERIAIS RECICLADOS


Que tal unir o útil ao agradável e ao sustentável? Objetos recicláveis do dia a dia podem ser insumos para a criatividade no artesanato e ainda contribuem para o meio ambiente.


Trata-se de produzir objetos decorativos ou úteis para a casa, através de materiais que normalmente iriam para o lixo, como: garrafas PET, caixas de leite longa vida, garrafas de vidro e latas.




#07 – CARTONAGEM


Já pensou em criar caixas personalizadas para organizar diferentes tipos de objetos, capas para celulares, capas para cadernos e outras incríveis peças customizadas? A cartonagem te dá essa possibilidade.


O método permite a criação de caixas, utilitários ou peças decorativas a partir do revestimento de tecido em papelão.




#08 – SOUSPLATS E PORTA-COPOS


Os sousplats são os objetos que dão suporte ao prato, tornando a decoração da mesa mais bonita e elaborada. Pode ser produzido com papelão cortado em círculos e encapado com tecido, com sisal ou cordas em caracol coladas, de crochê, entre outros. Os mesmos materiais podem ser utilizados para a confecção de porta-copos, em um tamanho reduzido.




#09 – PINTURA EM TECIDOS


A pintura em tecido é um trabalho bastante valorizado, porém, pode ser um desafio complexo, embasado em técnicas artísticas. É importante que as pessoas que trabalham com esse tipo de artesanato se atenham aos detalhes; quanto mais, melhor.


Através das diversas técnicas, é possível personalizar inúmeros objetos como: toalhas de banho, caminhos de mesa, fraldinhas de bebê, panos de prato e muito mais.




#10 – ARTESANATO EM CROCHÊ


Apesar de ser uma técnica antiga, o crochê é muito utilizado por sua versatilidade na criação de peças, como: tapetes, toalhas, bicos de panos de prato, vestidos, blusas, saídas de praia, cachecóis, bonecas, etc. Pode ser um ótimo passatempo, garantir uma renda extra ou uma atividade terapêutica, pois exige concentração e coordenação, além de lubrificar a articulação dos braços.


E aí, com qual tipo de artesanato você mais se identificou???


Aqui na Escola CG, temos aulas de Artesanato que abrangem todas essas modalidades. Que tal fazer uma aula experimental gratuita e descobrir um novo talento em você? Vem!!!


bottom of page