10 MOTIVOS PARA VOCÊ FAZER ARTESANATO

Quer conhecer uma atividade divertida, criativa, rentável e ao mesmo tempo terapêutica? Sim, ela existe!

Seja por hobby ou por escolha profissional, o artesanato gera inúmeros benefícios para corpo, mente e espírito. O processo de criação é instigante, motivador e pode ajudar muito no processo de autocura.

Selecionamos a seguir, 10 benefícios dessa arte que podem contribuir para uma qualidade de vida melhor, mais leve, saudável e feliz. Confira!

1. MELHORA A AUTO CONFIANÇA E AUMENTA A CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO

O fato de criar uma peça com as próprias mãos faz você se sentir importante, útil para a sociedade e acima de tudo capaz de desenvolver qualquer coisa nova.

Aprender algo novo, feito por você, com suas próprias mãos, implica na superação de um obstáculo após o outro, vencendo cada etapa do processo de criação, resultando em peças únicas, incríveis e a certeza de que você é capaz!

2. MELHORA A CONCENTRAÇÃO E A ATENÇÃO PLENA (MINDFULNESS)

Em tempos de hiperconectividade em razão da era digital, é possível encontrar um alento nos trabalhos manuais e artísticos, pois demandam foco e concentração.

Praticar a “atenção plena” ou “mindfulness” consiste em manter a consciência e a atenção no “aqui e agora”. Isso significa focar no presente e ficar atento às manifestações do corpo e da mente durante um determinado período.

Inúmeras pesquisas revelam que praticar atividades que exigem a atenção plena, geram impactos positivo na qualidade de vida, como: redução da ansiedade, estresse e sintomas de depressão; controle da pressão arterial; combate ao envelhecimento; e fortalecimento do sistema imunológico.

3. PERMITE A DESCOBERTA DE NOVOS TALENTOS E HABILIDADES

Você pode começar a praticar qualquer modalidade do artesanato sem ter noção nenhuma de como fazer. Conforme a experimentação, o conhecimento das técnicas e o manuseio de diferentes materiais, é possível abrir a mente, descobrir novas habilidades que estavam escondidas, e se permitir criar coisas novas.

4. PROMOVE UM OLHAR MAIS APURADO E DETALHISTA

A criação de uma peça artesanal exige muita atenção aos detalhes. Ao iniciar a prática de qualquer técnica, você pode não ter a habilidade tão apurada, mas com o tempo, naturalmente, pode desenvolvê-la observando e tendo mais cuidado com os pormenores, que fazem toda a diferença não só na qualidade do seu artesanato, mas também na sua percepção de vida.

5. ESTIMULA A CRIATIVIDADE

A criatividade não é um dom e sim uma habilidade que pode ser aperfeiçoada, e o artesanato é uma excelente forma de estimula-la.

Através do trabalho artesanal é possível finalizar uma peça e perceber a possibilidade de fazer outra, de forma diferente, utilizando outros elementos. Isso se chama “evolução criativa”.

6. AUMENTA A RESILIÊNCIA E A CAPACIDADE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Os trabalhos artesanais instigam o cérebro, fazendo com que ele trabalhe para encontrar soluções, tomar decisões e realizar escolhas. Isso permite que nossa capacidade de resolver problemas e lidar com situações do dia a dia se amplie, motivando-nos a pensar fora da caixa.

Você experimentou uma técnica nova, não deu certo, tentou outra, errou, tentou de novo...? Acredite, esses “erros e acertos” são responsáveis pelo desenvolvimento da nossa capacidade de resolver pequenos problemas.

Outro exemplo: Quando você utiliza um material diferente daquele de costume para uma determinada peça, e precisa adapta-la para conseguir finalizar seu trabalho obtendo o mesmo resultado, pois é o único material que você tem.

Essa capacidade de achar soluções se estende por todas as áreas da vida. Se você for capaz de achar uma solução para um problema do qual não sabia resolver, também será capaz de encontrar soluções para grandes problemas da vida.

É assim que também aprendemos a ter resiliência, saber que nem tudo dá certo no momento em que queremos, e está tudo bem. Na vida e na arte, muitas vezes temos que recomeçar até acertar, e isso faz parte do processo.

7. PROMOVE A SOCIALIZAÇÃO E PERMITE CONHECER NOVAS PESSOAS

A arte tem o poder de reunir pessoas. Seja através de cursos, feiras ou nas redes sociais, a prática do artesanato permite conhecer pessoas novas, compartilhar interesses em comum, trocar ideias e também é uma boa oportunidade para aprender coisas novas.

8. DESENVOLVE A COORDENAÇÃO MOTORA

O trabalho artesanal estimula a nossa coordenação motora fina, desenvolvendo pequenas musculaturas das mãos e dos braços.

Através da repetição de movimentos manuais de forma precisa, de práticas delicadas e minuciosas, como desenhar, pintar, manusear objetos pequenos ou ferramentas, é possível aprimorar bastante as habilidades motoras.

9. PROPORCIONA A SENSAÇÃO DE RELAXAMENTO, REDUZINDO O ESTRESSE

Muitas vezes, o artesanato tem entrado na vida das pessoas por indicação de profissionais, como coadjuvante no tratamento de doenças como síndrome do pânico, transtornos de ansiedade e depressão, pois é capaz de trazer transformações positivas, melhorando a sua saúde física e mental.

Conforme explica a psicóloga Daniele Naconechny: “Nas pessoas que sofrem com ansiedade, o artesanato serve como forma de alívio das tensões. No caso da depressão é maravilhoso, pois a pessoa tende a se isolar do convívio social, e o artesanato vem então como uma atividade para ocupar a mente”.

A prática do artesanato pode favorecer o encontro do indivíduo consigo mesmo.

10. PROTEGE O CÉREBRO CONTRA FALHAS DE MEMÓRIA

Um estudo publicado na revista Neurology concluiu que, o artesanato pode reduzir o risco de falhas leves de memória. De acordo com os pesquisadores, pessoas que pintam, esculpem, tecem ou realizam qualquer atividade artística como parte da rotina, estão 73% menos propensos a desenvolver o problema durante o processo de envelhecimento. Quando considerado o risco de demência, houve uma queda de até 45% em comparação às pessoas que não têm o artesanato como hobby.

E aí, bora fazer arte?!